Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
A Escuta do Sim
William Fossati Rodriguez

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O resumo refere-se à inserção dos estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Graduação em Teatro: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, na Escola Municipal de Educação Infantil Esperança, localizada no Bairro Senai na cidade de Montenegro - RS. Iniciado o trabalho neste ano, logo nos foi impulso vital nadarmos no fluxo do rio de um projeto já existente na escola, o “Era uma vez... Quer que eu conte outra vez?”. Que, em sua essência, abre um espaço-tempo para o ancestral ato de contar histórias para as crianças. Mas, logo imersos na rebeldia de criar um poética docente que nos despache do que é sólido – por vezes autoritário com o fluxo natural da vida - e nos coloque em um desequílibrio, desconfiamos do ato de “contar para” e transgredimos para a dança de “contar com/junto”. Simplesmente contar, simplesmente ser. Estarmos presentes e abertos para as vozes que virão, escutarmos; sermos livres e espontâneos para contar, expressar, tornar corpo o verbo que nos é no agora. Aliamos aqui a Contação de História ao Jogo Dramático Infantil, guiados por Peter Slade, apenas como desculpa para escutarmos e aprendermos a malandragem de falar não só com a boca mas também brincando com o corpo inteiro/integrado/imaginativo. Com isso, buscamos já dar movimento à pergunta “de que forma o projeto caminha junto a nossa formação de professores e ao processo das crianças como seres a caminho da alfabetização e da descoberta da vida?”. Palavras dançantes, comunicamos palavras dançantes para expressarmos a energia que somos. Corpo-palavra, palavra corporificada no gesto do som e do silêncio, escuta à ação/reação do outro para dar fluxo ao verbo que me é, alegria de brincar de verdade ao inventarmos o mundo com o que dizermos ao palavrear a emoção de uma consciência em devir. Neste projeto, que está a acontecer desde a gênese do mundo, buscamos descobrir nossa poética docente-contadora: transformar verbo em ação, ação em corpo e corpo em escuta. Sendo a escuta um enorme SIM ao contato com o outro, à presença, à brincadeira e à alegria.

Palavras-chave


Escuta; Contação; Desequílibrio

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.