Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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ESPAÇO ESCOLA/COMUNIDADE: A Desterritorialização do Exercício Teatral.
wesley alves dos santos, Jocteel Salles, Bruna Joahann NERY, Ágata Schervenski TEJARA, Marli Sitta, carlos roberto Mödinger

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O ano de 2017 inicia com mudanças no Pibid Teatro UERGS, novas escolas são inseridas ao programa, escolas da região central de Montenegro. Finalizado em 2016 o trabalho na escola Ivo Büller “Ciep”, bairro 5 de Maio, região periférica da cidade, somos transpassados por questões do espaço que gerou o interesse de elaborar o projeto “Espaço Escola/Comunidade: A desterritorialização do exercício teatral.”, em oficinas realizadas na escola Estadual de Ensino Fundamental Álvaro de Moraes. A escola está localizada no centro, próximo a Casa do Agricultor, Estação da Cultura (antiga estação ferroviária da cidade), Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte), Museu Histórico Municipal Nice Antonieta Schuler e UERGS, principais espaços socioculturais que se compreendem não só por objetos geográficos naturais ou aqueles produzidos pelo homem, mas também pelas forças sociais e culturais que os constituem. Iniciamos o trabalho de planejamento buscando pesquisadores e análises problematizadoras do tema inicial, contamos com a leitura de Gaston Bachelard (Poética de Espaço) e Beatriz Cabral (Teatro em Trânsito), levantando alternativas de se pensar o teatro no espaço da cidade, envolvendo alunos e comunidade escolar, deslocando olhares ao entorno e para o Eu em primeira forma de habitar um lugar como disparador de compreensão do meio, auxiliado pelos autores Deleuze (Desterritorialização) e Luciano dos Santos (Identidade sob o viés pós-estruturalista). A partir destas, refletimos: como a escola habita a comunidade? O teatro pode trazer outra perspectiva para ressignificar o espaço? Como o espaço me afeta? Eu afeto o espaço, como? Queremos pensar a temática no exercício de iniciação a docência. A arte na sociedade pode modificar ou definir diversas práticas que alteram o espaço geográfico, assim como o mesmo pode interferir nas práticas sociais e nelas criarem múltiplos “Atos”. Reproduções da sociedade no determinado espaço-tempo, exclui qualquer pensamento que não o do sistema produtivo, poucas vezes são encontrados espaços para produção artística, que discutam e critiquem formatos e ideologias. O teatro e seu desenvolvimento na história influenciou na arquitetura de espaços e ressignificou a maneira de experimenta-lo, abrindo possibilidades, também, na dimensão social e cênica em escolas e comunidades. Tais estudos se fazem presentes em nosso trabalho, que com diferentes alunos das séries finais do Ensino Fundamental II, em período contra turno, investigaremos as possibilidades que o espaço, como potência, oportuniza na criação do exercício teatral.


Palavras-chave


Pibid. Teatro. Espaço. Escola. Comunidade

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