Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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RECREAÇÃO: APRENDENDO E SE DIVERTINDO
cassia caroline bordone santiago, Angelica Silva de Souza, Charlize Fagundes, Iane Matos, Percila Silveira de Almeida, Rita Basso

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


RECREAÇÃO: APRENDENDO E SE DIVERTINDO

CÁSSIA Caroline Bordone1; ANGÉLICA Silva de Souza2; CHARLIZE Fagundes3; IANE Matos4; PERCILA Silveira de Almeida5; RITA Basso6

O programa PIBID, propicia aos acadêmicos a oportunidade de aliar a teoria com a prática, dando a oportunidade de criar projetos que façam diferença dentro de escolas. Partindo desta proposta, foi criado o projeto “Recreação: Aprendendo e se Divertindo” que tem como objetivo propiciar aos alunos dos Anos Iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernestina Amaral Langsch, a recreação para que haja momento de satisfação e interação entre os educandos, proporcionando aos alunos a convivência com brincadeiras organizadas, através de atividades psicomotoras e afetivo-sociais, promovendo atividades lúdicas, jogos e brincadeiras. Pensando em possibilitar aos alunos um momento de recreação num momento de aprendizagem e lazer, onde o mesmo encontra-se limitado, foi pensado o projeto em que desenvolvemos e trabalhamos atividades recreativas e jogos, com o intuito de em conjunto com as professoras trabalhar e desenvolver a coordenação motora dos alunos, despertar sua curiosidade e sua atenção, propiciando um momento de descontração e brincadeiras mas que ao mesmo tempo o aluno possa aprender pensar, observar e trabalhar para seu desenvolvimento. A recreação é um tema que sempre está em evidencias nas escolas, é uma parte meio delicada que poucos professores se arriscam para falar sobre e trabalhar de uma forma que envolva a recreação e suas vantagens juntamente com o conteúdo proposto. No momento de brincar, de se divertir em alguma atividade recreativa que deveria ser bem mais frequente durante a infância das crianças e no período que passam nas escolas, esse ato de recreação traz consigo inúmeras vantagens para que a criança se constitua como pessoa e se coloque no meio em que vive e tenha uma visão melhor do que a rodeia, assim proporcionando um melhor aprendizado e tendo uma capacitação de series de experiências provocados nos jogos e nas brincadeiras que irão contribuir para o desenvolvimento pleno dessa criança no futuro. O projeto está amparado no campo da pesquisa qualitativa do tipo Participante. O grupo de pibidianas da Escola desenvolvem as atividades uma vez por semana, organizando e coordenando as atividades psicomotoras e afetivo-sociais, promovendo atividades recreativas, que serão realizadas no período da tarde, sendo que trabalhamos intercalando as turmas, sendo duas turmas de primeiro ano e uma de segundo ano. As atividades são resultados de um planejamento prévio elaborado pelas bolsistas do PIBID. O Projeto está em andamento e se concluíra no final de 2017, durante todo o projeto são feitos momentos de reflexão sobre o desenvolvimento de cada atividade, e para tanto a avaliação se dará de forma gradativa no decorrer do projeto, observando a participação e o envolvimento dos educandos nas atividades propostas, sempre levando em consideração as especificidades de cada um.

 

Palavras-chaves: Recreação. Desenvolvimento. Internalizar. Movimento.


Palavras-chave


Recreação. Desenvolvimento. Internalizar. Movimento.

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