Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS
Elienara Domingues Alves, Thainara Lobo dos Santos, Denise Nunes de Campos do Nascimento, Percila Silveira de Almeida, Rita Cirstine Basso Soares Severo

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O artigo é resultado das práticas desenvolvidas durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr Mário Vieira Marques - CIEP, nos meses de março a julho de 2017, com as turmas dos 4º e 5º anos. O seguinte artigo tem por objetivo utilizar jogos e brincadeiras para auxiliar no processo de leitura e produção textual – 4º e 5º anos. A partir dos jogos e brincadeiras as crianças adquirem novas experiências, interagem com as outras, organizam seu pensamento, desenvolvem o pensamento abstrato buscando novas estratégias e reflexões mais sistematizadas sobre a produção textual e a leitura. Nesta direção, ancorados nos autores Marisa Lajolo (2002), Paulo Freire (1988)  e outros. As atividades serão de ação exploratória, qualitativa e bibliográfica, sendo desenvolvidas na escola CIEP, nas segundas – feiras no período da manhã, pelo grupo de Pibidianas, contemplando os alunos do 4º e 5º anos. Trabalhamos de acordo com o Projeto “Escola Sim, Violência Não” que está sendo no 1º semestre e no 2º contemplaremos o tema: “Tecendo solidariedade”. A avaliação enfatizará a observação do interesse e desenvolvimento dos alunos nas atividades propostas. Tendo em conta que não se trata de avaliar somente a criança, mas também as situações de aprendizagens que forem oferecidas, e a prática e formação das acadêmicas envolvidas no processo.


Palavras-chave


Leitura; Produção; Alunos.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.