Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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Pluralidade cultural: educar para a diversidade
Pâmela Franciele Machado Ferreira Vérber, Tamires Dorneles da Silva, Fatima Regina Fernandez Mosquera, Jaqueline Lidorio de Mattia

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionaisé de extrema relevancia que os educadores propiciem momentos onde os alunos possam ampliar os conhecimentos sobre as caracteristicas de cada região do nosso País, conscientizando a noção de identidade nacional e pessoal e mais ainda de respeito e pertinência a sua Pátria. Sendo assim desenvolvemos este projeto a partir da necessidade em que se encontra a sociedade de conhecer e respeitar as diferenças culturais, estabelecendo um vínculo com as demais regiões.Considerando todas as questões citadas esse projeto tem como meta ampliar o conhecimento sobre as diferentes regiões brasileiras. Utilizamos a interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento em situações concretas,proporcionando momentos de degustação de alimentos e bebidas típicas como tapioca, canjica, pé de moleque, tererê, construção de maquete e artesanato, atividades recreativas regionais e expressões artísticas, leituras e releituras de lendasapresentadas de diferentes formas convidando os alunos a ler pequenos trechos em seguida. Este trabalho vem sendo desenvolvido durante este ano letivo em uma comunidade carente de novas experiencias, onde a expectativa de vida é muito podre, se valorizava mais o trabalho pesado que obtenha dinheiro imediato para o sustento da família eessa expectativa é repassada por gerações,sendo assim, até o presente momento, podemos concluir que o projeto vem auxiliando na valorização da diversidade, já que os alunos podem refletir sobreas diferenças culturais,zelando pelos direitos próprios e alheios a respeito da cultura, percebendo-se como integrante e agente transformador do ambiente onde vivem. Para nós docentes vivenciar esses momentos de troca de conhecimento contribui grandemente para construção do “ser professor” exercitando na prática as leituras e momentos de formações que programa propõe, agregando ainda a possibilitadade de tecer os planejamentos e executá-los em uma docência compartilhada.


Palavras-chave


diversidade cultural, docência, educação.

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