Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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LETRAMENTO E NUMERAMENTO NO CONTEXTO DA LUDICIDADE: ABORDANDO NOVAS CONCEPÇÕES E APRENDÊNCIAS
Chaiane Prado Santos, Cláudia Souza de Oliveira, Graciele Ramos de Ramos, Edilma Machado de Lima

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


O presente artigo tem como objetivo relatar as práticas desenvolvidas nas intervenções realizadas pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência em uma escola pública de Alegrete. Nossos encontros aconteceram de agosto a dezembro de 2016 em uma turma de 1º e outra do 2º ano do ensino fundamental que se encontravam em processo de alfabetização. Através das observações realizadas nas turmas e do diálogo estabelecido com as professoras regentes pudemos identificar algumas das necessidades e dificuldades dos alunos. A partir dessa análise desenvolvemos o projeto pensando na importância da leitura, escrita, conceitos de matemática para essa faixa etária e considerando os saberes iniciais de cada um. Foram trabalhadas práticas de alfabetização, letramento e numeramento, em que adotamos metodologias lúdicas, propomos atividades diferenciadas que possibilitaram desenvolver suas capacidades cognitivas em diversas áreas do conhecimento e auxiliaram no desenvolvimento, socialização a interação com o meio que os cercam. Realizamos as atividades em forma de oficinas com jogos, contação de história, músicas, utilização de recurso como notebook, como forma de auxiliar nesse processo de alfabetização aliando o aprender, de forma significativa. Nessa etapa, também se faz importante a aprendizagem do numeramento trabalhando e desenvolvendo atividades que sejam relevantes para o cotidiano das crianças e possibilitando, assim, a leitura de mundo e suas relações com o conhecimento matemático. Pode-se aferir como resultados neste trabalho que o letramento e o numeramento quando trabalhados de forma lúdica, contribuem significativamente na aprendizagem das crianças. Por meio das intervenções se desenvolveu habilidades como a criatividade, autonomia, concentração, imaginação, leitura, (re) elaboração de conhecimentos prévios adquiridos no decorrer das atividades, despertando o interesse e apreciação pela leitura, história, números. Foi possível manter diálogo com as crianças, onde a todo o momento participavam com suas colocações, ideias, opiniões, fazendo com que as intervenções fossem momentos de trocas de saberes, experiências entre crianças e bolsistas.


Palavras-chave


Letramento. Alfabetização. Numeramento.

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