Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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Educação, Trânsito, Transversalidade, Documentário.
Janice Lima Alves, Kairusa Ribas Silva, Andrey Rodrigues Silveira, Viviane Castro Camozzato, Jaqueline Lidorio de Mattia

Última alteração: 2017-09-05

Resumo



Todo um novo projeto é sempre um desafio e feito de incertezas – afinal, não sabemos de que maneira irá transcorrer. Ademais, temos a necessidade de formar indivíduos responsáveis por suas ações. Com este objetivo iniciamos, no primeiro semestre de 2017, o nosso projeto dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Importante salientar que o tema do projeto foi “O papel da transversalidade para formação de multiplicadores em educação para o trânsito”, uma vez que a unidade fez uma parceria com esse projeto financiado pelo MEC a fim de transversalizar tal tema de destaque para a sociedade contemporânea em algumas escolas da cidade de Bagé. A partir disso, tentamos construir de maneira transversal conhecimentos, mecanismos que façam com que os indivíduos inseridos no ambiente escolar reflitam sobre seus comportamentos no panorama do trânsito. Dessa forma, procuramos métodos que auxiliassem na inclinação das crianças, instigando que reflitam e registrem, através de seu olhar, sobre os agentes que formam o trânsito. A nossa primeira atuação neste projeto está sendo na Escola de Ensino Fundamental Fundação Bidart, em um 5° ano – a escola encontra-se localizada no centro da cidade de Bagé. Os alunos, na sua grande maioria, são de classe média baixa. Alguns com problemas de assiduidade pelo fato de muitos morarem distante da escola. A metodologia utilizada foi baseada em três observações diretas da turma, as quais foram reunidas para formar um diagnóstico da mesma, juntamente com um da escola e do contexto onde a instituição está inserida. A partir deste ponto foi construído nosso projeto, uma vez que percebemos que a grande maioria dos alunos estão ligados e tem acesso às tecnologias e às redes sociais, além de serem muito criativos e observadores. Apresentamos primeiramente o projeto para os alunos, de que forma seriam realizadas as atividades; no segundo encontro levamos vídeos mostrando pequenas situações do trânsito em alguns pontos da nossa cidade, onde os motoristas estavam parando em locais indevidos, como faixa de pedestre, garagem, e também mostramos situações de motoristas conscientes que respeitam a faixa de pedestre. Após, realizamos um debate, onde eles colocaram o que viram de negativo e de positivo em relação aos vídeos. Questionamos se eles já tinham presenciado alguma das situações. Alguns relataram que haviam visto acontecer com alguma pessoa que conheciam. Além dos desenhos realizados – privilegiando a construção e o protagonismo das crianças –, pretendemos chegar até a construção de um documentário pelos estudantes, a partir do tema do projeto. Durante as aulas percebemos a importância do Pibid para a construção do aluno. Entre outros motivos, por eles serem multiplicadores de informações, pois a grande maioria, quando recebem informações importantes, elas são repassadas de alguma maneira – seja ela através do pai e da mãe e/ou responsáveis, ou por meios de amigos, vizinhos, entre outros. Nosso projeto encontra-se em andamento, mas já podemos observar que o tema “Trânsito” é extremamente importante de ser discutido de forma transversal nas escolas, com as crianças.

Palavras-chave


Educação, Trânsito, Transversalidade, Documentário.

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