Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA E.M.E.I. CRIANÇA FELIZ: OS IMPACTOS DAS PRÁTICAS DOS FUTUROS DOCENTES-SOB O OLHAR DA SUPERVISORA DO SUB PROJETO PEDAGOGIA-LITORAL NORTE
Catiana Gafforelli ESPINDULA, Dolores SCHUSSLER

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O presente resumo  faz parte de um amplo  relatório de atividades pedagógicas realizadas pelos bolsistas   PIBID, na Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz, em Osório, e, seus impactos para as crianças, aos professores, aos pais e, aos próprios bolsistas, numa dimensão pedagógica e construção de novos saberes, experiências compartilhas que consolidam espaços de formação mutua, de diálogo entre a escola e a Universidade, contribuindo para melhoria no trabalho pedagógico. Os projetos que estão sendo desenvolvidos voltam-se principalmente, para o trabalho de expressão corporal, práticas de educação ambiental e artes, uma vez que, a partir da inserção das bolsistas no espaço escolar, levou-se em conta a maior necessidade de se explorar essas áreas com as crianças. Propôs-se trabalhar diferentes atividades para aprimorar a oralidade, interação no grupo e expressão corporal. ‘Florescendo o Jardim’ tem como objetivo a contribuição para o desenvolvimento sensorial e motor numa turma do Jardim,  em que nenhuma criança havia frequentado a educação infantil antes, com dificuldades nas habilidades  sensoriais, motoras e de linguagem. “Promovendo o Desenvolvimento Infantil por Meio da Ludicidade’ busca no Berçário II, desenvolver as atividades com diversos materiais reutilizáveis. Com a turma de Jardim A, o projeto de intervenção ‘Brincar, Jogar e Aprender’, aprimora a oralidade, interação no grupo e expressão corporal. Com o tema Corpo, Movimento e Meio Ambiente, na turma o Maternal I,  com objetivos de desenvolver a motricidade ampla, através de exercícios, brincadeiras e construção de espaços no ambiente escolar. Dentre os impactos, para além dos bolsistas  fazer parte do cotidiano da escola, houve motivação para novas intervenções de dinâmicas em  grupo;  a participação das pibidianas nas diversas atividades e eventos da escola; contribuição para a melhoria da qualidade do espaço escolar; contemplando além da turma trabalhada, as demais turmas da escola. Despertou também para nossas educadoras  cursarem ou concluírem sua graduação na Uergs, temos três auxiliares de educação infantil cursando Pedagogia;. incentivou outros professores e profissionais da escola a cuidar mais do seu espaço, criando cantinhos verdes, jardins suspensos, hortinha, levando mais as crianças para o espaço externo, pois esse se tornou mais rico e atrativo. Outro impacto positivo foi a realização da ‘Mostra Coisas que Eu Amo na Natureza’, que surgiu a partir da proposição das bolsistas, envolveu toda a escola e teve excelente repercussão entre a comunidade escolar e foi muito apreciado pelos pais.  Além das crianças sentirem-se valorizadas em ter suas produções na mostra, deu visibilidade às práticas desenvolvidas pelas bolsistas do Pibid.


Palavras-chave


PIBID- Educação Infantil- Formação docente- Educação ambiental-artes

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.