Última alteração: 2017-09-05
Resumo
O trabalho procura fazer uma discussão teórica sobre a cultura africana e afro-brasileira em suas interlocuções com a Semana da Consciência Negra, em suas atividades curriculares desenvolvidas numa escola municipal. Tratar de minorias e questões raciais em um âmbito escolar de modo crítico e reflexivo enquanto proposta educacional, é fundamental para a criação de sujeitos engajados numa visão social e cidadão consciente das diferenças mas respeitando-as. Justificamos então investir nesse estudo e trabalhar sobre esse tema: cultura africana, afro-brasileira, por uma educação do respeito e não racista, nas intervenções pedagógicas de bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência em uma escola municipal, que redundaram neste artigo. Metodologicamente o trabalho aqui apresentado se divide em dois momentos: primeiro uma revisão de literatura sobre o tema e da legislação que orienta o currículo nacional e posteriormente, um relato das intervenções que tiveram como temática o exposto neste resumo. O presente trabalho busca relatar de forma concisa e descritiva as intervenções feitas na escola durante a passagem do mês da Consciência Negra no país. Relatamos as práticas no desenvolvimento da nossa vivência e a manutenção das nossas percepções acerca do papel pedagógico da nossa função como educadoras em formação e bolsistas pibidianas. Além das questões pragmáticas sobre o tema proposto, buscamos lidar com a subjetividade acerca de assuntos polêmicos inerentes ao tema, tais como racismo e discriminação.