Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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PIBID EDUCAÇAO FISICA ALEGRETE: INCLUSAO DE ALUNOS COM SINDROME DE DOWN
carlos roberto desiderio gonçalves, rodrigo guterres, patricia simoes

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O presente estudo faz parte de uma vivencia em uma turma deuma escola da rede municipal do ensino fundamental em minas aulas de Educaçãofísica onde sou bolsista do pibid com um aluno com síndrome de Down com idadede 7 anos que está incluso no ensino regular e nas atividades de educaçãofísica. Este aluno é oriundo de uma escola particular, onde seus pais sentirama necessidade de tira-lo pois ele não estava adaptando-se com parte de seuscolegas e onde as vezes tinha reações bruscas e de agredir. A escola tem umaproposta aberta à diversidade e caminha para a consolidação de uma propostainclusiva, já possui adaptações físicas e possui orientadora educacional e umaprofessora regente com habilitações em magistério, pedagogia e especializaçãoem neuropsicopedagogia clínica.  Sabendodestes fatos ocorrido na escola anterior procurei ler sobre a síndrome de Downe suas peculiaridades. Um dos aspectos encontrado em pessoas com down é ahipotonia muscular, problemas ligamentar e instabilidade atlanto-axial que éuma hipermobilidade das duas vertebras superiores, dificuldade na coordenaçãogeral e motricidade. Sabendo destas dificuldades procurei nos meus planos deaula direcionar as atividades que estimulasse as dificuldades já citadas.  No primeiro dia de aula de Educação Físicafiquei em sala de aula observando-o e também aos seus colegas para poderanalisar o seu convívio com os colegas. Em sala de aula todos os alunos incluso tem um monitor para auxiliar oprofessor docente nas atividades. N a primeira semana de atividades de EducaçãoFísica o monitor ia com ele para a quadra para auxilia-lo nas atividades.Observei que nestas atividades ele sempre esperava a auxiliar fazer junto comele devido a segurança e o vínculo de amizade que este passava para ele. Nassemanas seguintes conversei com a professora e sua auxiliar que eu levaria estealuno para a quadra de esporte com os demais alunos para que ele tambémadquirisse vinculo de confiança comigo e obtivesse confiança em si mesmo parafazer as atividades propostas. Nas primeiras brincadeiras e jogos adaptados eleestava um pouco tímido mas aos poucos ele foi se soltando e realizando asatividades propostas. Sempre me preocupei em realizar atividades em que toda aturma interagisse nas atividades buscando o desenvolvimento motor, cognitivo esocial. Este estimulo é de uma importância primordial não só para os alunosregulares como os alunos inclusos principalmente no período do desenvolvimentoinfantil, sendo que o profissional de Educação física tem um papelimportantíssimo para este desenvolvimento e contribuindo para uma boa qualidadede vida.

Palavras-chave


Educação Física; Down; Inclusão

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