Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
VANESSA SOUZA VARGAS

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


A educação brasileira vem sofrendo diversos problemas que preocupam a todos. Nosso país peca em relação à educação, havendo a precariedade em alguns pontos específicos, como às vezes a falta de ambiente escolar adequado, a carência de matérias, falta de equipamentos que auxiliem no ensino aprendizagem e desvalorização dos professores. Diante dessa realidade é indiscutível a necessidade de preparar e incentivar o docente para atuar dentro das salas de aula. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID tem por finalidade o aperfeiçoamento da formação de docentes em todas as áreas da licenciatura. São por meio das experiências que o professor vai ampliando seu conhecimento, construindo as suas práticas pedagógicas diante de diferentes situações. Essa pesquisa tem como objetivo principal, relatar as principais contribuições que o PIBID, oferece aos bolsistas atuantes no programa. Caracterizou-se primeiramente de uma pesquisa bibliográfica, posteriormente foi dotada uma metodologia de natureza quantitativa, onde foi elaborado um questionário, pelo próprio pesquisador, a partir do conhecimento sobre o assunto com o total de oito perguntas sobre o tema, com escala numérica, aplicadas a alunos-bolsistas, do ano de 2017 dos Cursos de Licenciatura e bacharelado em Educação Física, da Universidade da Região da Campanha- URCAMP, Campus Alegrete. Analisando as respostas, é possível verificar que 80% dos acadêmicos bolsistas consideram-se extremamente satisfeitos com a atuação no programa, 70% dos acadêmicos bolsistas acreditam que os objetivos do programa foram atingidos na sua totalidade, enquanto que o restante respondeu que quase foram atingidos, 90% dos acadêmicos bolsistas avaliaram a suas participações no programa de uma forma muito boa, a totalidade das respostas ficou concentrada na afirmação que o programa contribui positivamente a formação dos acadêmicos. Com relação ao sentimento de capacidade de atuação, mais de 80% dos bolsistas responderam que se sentem prontos para atuar na docência. Ao sentir-se motivado o indivíduo tem vontade de fazer alguma coisa e se tornar capaz de manter o esforço necessário durante o tempo necessário para atingir o objetivo proposto. No item motivação, 80% responderam que o programa é fundamental para conhecer a realidade docente e motivar para a atuação profissional. A totalidade dos bolsistas, responderam que se sentem diferentes positivamente em atuar no programa e mais uma vez, a totalidade das respostas ficou atribuída ao máximo da escala numérica, neste caso destacando que o programa trouxe algo de bom para a vida pessoal do acadêmico. Com base nas respostas de acadêmicos atuantes no programa, constata-se que o programa contribui positivamente para a formação docente. O resultado mostra que os acadêmicos adquirem maior capacitação profissional, sentem-se mais motivados e confiantes para exercer o papel de educador.

 

 

 


Palavras-chave


PIBID. Bolsistas. Contribuições.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.