Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
"Projeto Desenho: uma iniciação à docência e o ensino de arte na escola"
Lucas Platiz Nepomuceno

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


Resumo

Esse relato tem como tema a presença do desenho na aula de arte e algumas atividades desenvolvidas com um grupo de alunos da Escola Walter Belian. Creio que a disciplina de arte deveria ser oferecida para todos os anos da educação básica, esta é muito importante inclusive para crianças mais pequenas, das séries iniciais, que ainda estão em desenvolvimento com sua coordenação motora e na tarefa de expressarem-se. Vista a ausência de tal componente até o 5º ano, considerei necessário trabalhar ideias básicas da arte com as(os) alunas(os) de cerca de 9 anos, já que provavelmente possuíam pouca noção sobre arte naquele momento. Vi no desenho a qualidade de iniciador (ignição), tanto para as crianças, quanto para mim, como professor recém chegado. Durante a atividade propus introduzir o desenho, algumas formas de representar e as noções que os rodeiam; abordar estereótipos com relação ao desenhar bem ou mal, afim de tentar fazer com que ninguém queira parar de desenhar por pensar que desenha mal. Além de utilizar folhas para a prática do desenho, promovi conversas sobre arte, utilização do quadro e apresentação de imagens no monitor da sala de aula. No dia 31 de maio comecei o projeto. Cheguei na sala, me acomodei, então propus uma apresentação (Nome, idade e algum filme ou desenho animado que goste). Após, me apresentei da mesma forma e questionei a turma sobre seus conhecimentos gerais nas artes e especificamente nas artes visuais. Falei sobre algumas noções de arte, bom ou mau desenho, e mostrei imagens de desenhos infantis recriados por artistas. Solicitei que na próxima aula trouxessem o material que tivessem para desenho, lápis, canetinhas, borracha, etc. No segundo dia da atividade, pedi que escolhessem um objeto para desenhar. Poderiam utilizar os materiais de sua escolha, acrescentar detalhes que normalmente não fariam parte do objeto escolhido e conseguir falar sobre seu desenho após concluí-lo. Não poderiam rasgar ou jogar no lixo o material de desenho. Então pedi que fizessem e entregassem no final da aula. Ao término da realização do projeto, pude identificar diversos erros em relação à minha abordagem na turma com a linguagem que utilizei nas explicações. Logo que terminei, me julguei pelos mesmos, logo percebi que essa fora minha primeira experiência docente em uma sala de aula e ninguém começa só acertando, comigo não seria diferente, então tive orgulho do trabalho que fiz e saí da escola feliz por ter conseguido identificar meus erros, pois a partir dali, poderia corrigi-los.


Palavras-chave


desenho; arte; expressão

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.