Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS
Senhorita Pires Pagnossin

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O trabalho da Educação física nos anos iniciais é de extrema importância na vida das crianças, pois possibilita à eles desenvolverem desde cedo habilidade corporais e também participar de atividade, como brincadeiras lúdicas, culturais, jogos, danças, lutas e demais esportes, tendo assim como finalidade o desenvolvimento corporal. Durante a infância, nos dias atuais é comum as crianças deixarem de lado a pratica de esportes e atividades recreativas, para estarem focadas em eletrônicos com notebook´s, vídeo games, celulares e tabletes, este é mais um fator de importância para que a educação física seja trabalhada desde cedo, para que possa despertar o  interesse das crianças na pratica de atividades físicas, e que então as pratiquem com frequência. É durante esta fase que devemos exigir um acompanhamento detalhado e cuidadoso de cada criança, pois é na infância a fase mais importante para a pratica de atividades físicas e desenvolvimento motor, isso porque é neste momento em que se começa a aperfeiçoar os movimentos. Nessa fase a criança se encontra com as habilidades básicas de locomoção, manipulação em refinamento progressivo, então é nesse período que se deve desenvolver todas as capacidades coordenativas da criança de maneira ampla e variada, entra então o papel da Educação Física escolar nos anos iniciais: Ajudar nesse aperfeiçoamento, corrigir, achar possíveis deficiências (cognitivas e motoras) e tentar superá-las. Existe um grande problema, a pratica da  educação física nos anos iniciais não é obrigatória em muitos estados, assim então, acabamos não tendo profissionais qualificados para ministrar as aulas com a devida eficiência profissional, pois um profissional de educação física saberia qualificar em qual estagio de desenvolvimento cada criança está, e quais atividades se enquadra, avaliando a sua faixa etária e as suas capacidades motoras. Também vale a pena relembrar que existem profissionais que simplesmente jogam uma bola, e não trabalham o que deveria ser trabalhado com cada faixa etária, esta é uma das causas, da Educação Física não ser valorizada no Brasil, e também de não ser implementada nos anos iniciais das escolas. Podemos concluir então que enquanto os profissionais de Educação Física não executarem o seu papel de forma responsável e o Poder Público não definir obrigatória a pratica da atividade física nos anos iniciais, ministradas por um profissional de educação física, continuaremos perdendo o processo de ensino das motricidades motoras das crianças.


Palavras-chave


Educação Física, Educação Infantil, Desenvolvimento motor.

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