Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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Desenhos 3D/ anamorfose
Iury de Mello Araujo, Igor Moraes Simões

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


Ao analisarmos a visão, ato ou efeito de ver, nos deparamos com muitas peças, Jogos da percepção. Este dentre todos os nossos sentidos parece ser o que mais nos engana, então por que não explorar os mecanismos da visão? Desde o dia 15 de março de 2017, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Walter Belian, diversas atividades envolvendo a visão vem sendo aplicadas com uma turma de quinto ano. Conversando com o professor me foi posto que os alunos estão estudando sobre noções de geometria. Propus trabalharmos com desenhos 3D e anamorfoses, com o intuito de explorar os mecanismos da percepção humana, em específico à visão. Tecendo relações com o que a turma está estudando. Por meio de objetos que induzam a visão monocular, além da observação e análise de imagens em data shows e objetos/locais da escola. Observar a diferença entre visão periférica e focal, plana, espacial, esférica, ângulo de visão do observador e distância de objetos visualizados. Por meio de celulares promover experiências fotográficas de imagens com ilusões óticas, distinção de figura fundo, profundidade, superfície plana, irregular, paralelismo e sobreposição de imagens, além de formas de organização de imagens na composição. Por meio de experimentações e exercícios direcionados à anamorfoses e as geometrias e finalizando o projeto com desenhos 3D inseridos no espaço escolar. Durantes os exercícios os alunos relacionaram as atividades do projeto com acontecimentos de seu cotidiano. Alguns comentários deles: “É um olho.” “Temos dois olhos,” “para ver”, “serve para chorar.”, “para passar maquiagem.” Compararam a posição dos nossos olhos em relação aos da galinha. “Os da minha galinha tem essa parte preta bem grande e são do lado”, exemplificou com as mãos. Baseado em uma explicação de como isso interfere em nossa percepção do mundo, um menino relacionou com o cabresto de seu cavalo. “parecido com o que a gente faz para o cavalo não olhar para os lados”,disse. Fizemos uma experiência com um cone de linha de costura, olhando por entre o buraco nosso campo de visão diminui o que os levou a associar com o passeio que haviam feito à caixa da água da cidade, em que relataram que eles observaram a caixa de dentro do ônibus e ela parecia pequena a ponto de caber na palma da mão. Mas quando chegaram perto era enorme impossível de ver toda de uma só vez, porém sendo possível observar detalhes impossíveis a distância. A partir desta noção do ângulo de visão que aumenta quando nos aproximamos do objeto, os alunos produziram imagens com ilusões por meio de fotografias utilizando o espaço escolar para as composições. Então iniciamos uma conversa sobre 3D, partindo do que eles entendiam, começaram associando aos filmes. Falaram coisas como: “o 3D parece que as coisas estão na frente”, “parece mais real”, “parece que sai da tela.” O projeto segue para sua última etapa.

Palavras-chave


ilusões ópticas, visão, percepção espacial, geometrias projetivas.

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