Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO: JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Denise Desidério, Rochele Santaiana, Edilma Lima

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


Denize Desidério de SOUZA1, Silvana da Silveira Severo MOSCHEN2; Edilma Machado de LIMA3; Rochele da Silva SANTAIANA4.

 

1. Bolsista PIBID/CAPES, Curso de Pedagogia Licenciatura. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS); 2. Bolsista PIBID/CAPES, Curso de Pedagogia Licenciatura. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). 3. Professora orientadora Unidade de Alegrete (UERGS). 4. Professora orientadora Unidade de Alegrete (UERGS).

 

E-mails:denizedesideriodesouza@gmail.com, silvanasevero@bol.com.br, edilma-lima@uergs.edu.br,  rochele-sant@uergs.edu.br

 

Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o lúdico e a importância das brincadeiras e jogos no desenvolvimento infantil, objetivo este, como proposta de enriquecimento para as intervenções realizadas, como bolsistas, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Embora a brincadeira seja uma atividade livre e espontânea, não é natural, mas uma criação da cultura, seu aprendizado se dá por meio das interações e do convívio com os outros.   Uma forma de entender o mundo acontece com o brincar do faz-de-contas e a fantasia criada, por isso, são necessários ambientes harmoniosos e ricos em possibilidades. A criança na antiguidade era vista como um ser incapaz, um adulto em miniatura e era por meio de seu convívio com os adultos que aprendia seus hábitos e adquiria conhecimentos que a ajudariam em sua vida. Neste sentido Bujes (2001) ressalta que durante muito tempo, a família e o grupo social tinham responsabilidade sobre a educação. O ato de brincar, seja de forma livre ou orientada, passou a fazer parte até mesmo no berçário, pois existem práticas pedagógicas que respeitam as características de cada faixa etária, acompanhando os estágios de cada um, porque na medida em que a criança cresce, ela vai percebendo que o “mundo” tem suas regras. Ela descobre isso nas brincadeiras e também com crianças maiores que são uteis para ajudá-la a entrar na fase de heteronomia (PIAGET,1977). Quanto ao jogo, caracteriza-se por uma fonte de socialização, aprendizagem e conhecimento. Fornece as crianças componentes simbólicos e materiais que contribuem para a construção dos processos cognitivos, motores, emocional e social (NEGRINE,1994). Como uma atividade espontânea, beneficia o desenvolvimento cerebral e ao mesmo tempo contribui para a formação do caráter (FRÖEBEL, 2001), pois esse traz uma carga psicológica que revela a personalidade do jogador. Outra característica dos jogos infantis são os jogos simbólicos, neles originam-se a imitação e representação. No jogo simbólico existe uma verdade subjetiva, este jogo constitui uma transposição simbólica que submete as coisas a atividades próprias, sem regras ou limitações (PIAGET, 1975). Nas intervenções em sala de aula percebe-se muito a importância das brincadeiras e jogos para o aprendizado e o desenvolvimento cerebral da criança, principalmente na educação infantil, propiciando a elas um aprender mais prazeroso e de uma forma mais leve. Verifica-se que houve um avanço significativo no que diz respeito a este nível de aprendizado. Percebemos com as intervenções, o quão importante e necessário é o projeto PIBID para que aliemos a nossa teoria estudada em sala de aula, com a prática vivenciada nas escolas, contribuindo muito com a formação acadêmica.


Palavras-chave


Lúdico. Jogos e Brincadeiras. Educação Infantil. PIBID

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