Apresentação Oral
PROJETO: PORTAS ABERTAS VOANDO PARA O MUNDO PIBID/UERGS/LITORAL NORTE | |
Giovanna Gonçalves Kaipper, Dolores Schussler, Jucimara Raupp |
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NO CENÁRIO EDUCACIONAL: INTERLOCUÇÕES COM O PIBID | |
IVANA ALMEIDA SERPA, EDILMA MACHADO DE LIMA, ROCHELE DA SILVA SANTAIANA |
OS EFEITOS DOS CONTOS E DAS FÁBULAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS INTERVENÇÕES DO PIBID | |
ALINE CORREA DORNELES GEDIEL, Edilma Lima, Rochele Santaiana |
A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Wagner Mendonça, Edilma Machado, Rochele Santaiana |
INTERVENÇÕES DO PIBID COM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE LETRAMENTO E NUMERAMENTO | |
Natiele Figueira Aloy, Mariele Franco Pereira, Edilma Machado de Lima, Rochele da Silva Santaiana |
CAMPOS DE EXPERIENCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Andreia do Nascimento Santos, Nadia Maria Pacheco dos Reis |
POSSIBILIDADES DO PIBID: HISTÓRIAS PARA CONTAR E DIFERENÇAS PARA RESPEITAR | |
Casseane Andreatta Silva, Marilia de Campos Serquivitio, Andressa Silva da Cunha, Liz Maria Ribas, Maria da Graça Prediger da Pieve |
A HERANÇA CULTURAL AFRICANA NAS SALAS DE AULA | |
Laura Benevides Roland, Tarcisio Soares Pedroso, Edilma Lima, Rochele Santaiana |
CORPO, MOVIMENTO E ARTE: MOVIMENTAR-SE É PRECISO! | |
Jayne Pumpemacher SAVEDRA, Catiana Gafforelli ESPÍNDULA, Dolores SCHUSSLER |
A Importância do Pedagogo no trabalho com a Primeira Infância | |
Viviana Bardemaker Anhaia, Edilma Machado de Lima, Rochele Santaiana |
BRINCANDO E FAZENDO ARTE APRENDEMOS A CONVIVER | |
Elisa Jaques dos Santos, Tanise Silva, Tanise Almeida Leal de Melo, Rita Basso, Percila Almeida |
PIBID PEDAGOGIA UERGS: O BRINCAR E ARTE ESCOLA MUNICIPAL EDUCAÇÃO INFANTIL SANTA LUZIA/OSÓRIO/RS- | |
Milena Flores MACHADO, Mario Augusto Alves Dutra, Rita Fabiana Costa OLIVEIRA, Dolores Schussler |
PROJETO DE INTERVENÇÃO PIBID/UERGS LITORAL NORTE CULINÁRIA COMO FORMA DE EXPRESSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Nunca foi tão gostoso construir aprendizagens significativas | |
Keity Ariane Pacheco VIEIRA, Dolores SCHUSSLER, Rita Fabiana Oliveira COSTA |
INTERVENÇÕES LÚDICO-MUSICAIS | |
Thales Herrmann Sant'Anna, Juliane Inês Neis, Cristina Rolim Wolffenbüttel |
TEATRALIDADES INFANTIS | |
Maria Carolina Santos de Aquino, Pâmela Caroline de Oliveira Magalhães, CarlosRoberto MÖDINGER, Marli Susana Carrard SITTA |
ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO E NUMERAMENTO | |
Andreia Beatriz de Jesus SILVA, Jucimara Raupp da Rosa CHAVES, Dolores SCHUSSLER |
DOBRADURAS COM NARRATIVAS POÉTICAS, NOVAS POSSIBILIDADES NA AULA DE ARTES | |
Ariberto F. BAUERMANN FILHO, Igor Moraes SIMÕES |
LETRAMENTO E NUMERAMENTO NO CONTEXTO DA LUDICIDADE: ABORDANDO NOVAS CONCEPÇÕES E APRENDÊNCIAS | |
Chaiane Prado Santos, Cláudia Souza de Oliveira, Graciele Ramos de Ramos, Edilma Machado de Lima |
1, 2, 3, CONTE OUTRA VEZ: Inserindo a Matemática de Forma Lúdica na Educação Infantil em Turno Integral | |
Giselma Bastos Bastos de Moura, Janaíne Strieder Strieder Paraboni, Manuele Ramos Ramos Rosa, Antonia Elisete Veiga, Taina Freitas Freitas Perroni, Rosemari Silva Silva da Veiga, Percila Silveira Silveira de Almeida, Rita Cristine Basso Soares Severo |
AS VIVÊNCIAS DA DIVERSIDADE DE VALORES EM SALAS DE AULA DA ATUALIDADE | |
denise dos santos goulart, lillian da rosa vargas claussen, Edilma Machado Lima, Rochele Silva Santaiana |
APROXIMAÇÕES NA PAISAGEM ESCOLAR | |
Mayra Corrêa Marques, Igor Moraes Simões |
MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O LÚDICO E O CONCRETO TRAZENDO SIGNIFICADO À APRENDIZAGEM | |
QUELI CRISTINA SCHUTZ, LUIS FERNANDO PEREIRA BARBOSA, ANA LÚCIA GOULART, EDILMA MACHADO DE LIMA, ROCHELE DA SILVA SANTAIANA |
UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A AFRICANIDADE E SUA CULTURA NO ÂMBITO ESCOLAR | |
Carina Falcão Ribeiro, Karine Oliveira Horner, Edilma Machado Lima, Rochele Silva Santaiana |
PIBID E AS PRÁTICAS PEDAGÒGICAS DESENVOLVIDAS NO 4º ANO: POTENCIALIDADES CRIATIVAS | |
Ivana Matilde Ceolin, Cris Barcelos Gonçalves, Rochele Silva Santaiana, Edilma Machado Lima |
A EXPERIÊNCIA DE (RE)DESENHAR COM O CORPO: EXPERIMENTAR MODOS DE APRECIAR, CONTEXTUALIZAR E FAZER DANÇA | |
Marina da Rocha Sobrosa, Erasmo Carlos Breitembach, Magda Dreher Nabinger, Sílvia da Silva Lopes |
PSICOMOTRICIDADE, LUDICIDADE E JOGOS PEDAGÓGICOS: UM VIÉS IMPORTANTE NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
michele lima lima dos santos, Jose Ailton Gomes Ourique, Mirian Calita da Silva Porto, Tanira Escobar Pereira, Rita Cristine Basso Soares Severo, Percila Silveira de Almeida |
SUBPROJETO PEDAGOGIA PIBID/UERGS: ARTE E EXPRESSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA EMEI SANTA LUZIA/OSÓRIO/RS | |
Dolores Schussler, Milena Flores MACHADO, Mario Augusto Alves DUTRA, Rita Fabiana Costa OLIVEIRA |
SUBPROJETO PEDAGOGIA PIBID-UERGS: PROJETO: CORPO EU TE SINTO- BERÇARIO DA ESCOLA MUNICIPAL EDUCAÇÃO INFANTIL SANTA LUZIA/OSÓRIO/RS | |
Milena Flores MACHADO, Mario Augusto Alves DUTRA, Rita Fabiana Costa OLIVEIRA, Dolores Schussler |
SUB PROJETO PEDAGOGIA PIBID/UERGS LITORAL NORTE- PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO INFANTIL-BERÇÁRIO POR MEIO DA LUDICIDADE, NA EMEI CRIANÇA FELIZ- OSÓRIO/RS | |
Elizandra Messagi dos SANTOS, Poliane BENETTI, Catiana Gafforelli ESPINDULA, Dolores SCHUSSLER |
SUB PROJETO PEDAGOGIA PIBID/UERGS LITORAL NORTE: O MUNDO DA LUDICIDADE NO MATERNAL I –PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA EMEI SANTA LUZIA- OSÓRIO/RS | |
Valdirene Nunes da SILVA, Luiza Fernanda do Carmo MONTARDO, Rita Fabiana Costa OLIVEIRA, Dolores SCHUSSLER |
PROJETO PIBID/UERGS: “PEQUENOS PESADORES” NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS/EMEF MAJOR ANTONIO DE ALENCAR/OSÓRIO/RS | |
Layne Gorgia Ribas AMADO, Jucimara Raupp da Rosa CHAVES, Dolores SCHUSSLER |
FAZENDO ARTE E DEIXANDO A IMAGINAÇÃO VOAR: ALFABETIZAÇÃO NA PERSPETIVA DO LETRAMENTO-SUBPROJETO PEDAGOGIA UERGS LITORAL NORTE. | |
Claudia de Camargo Barbosa FORMOSO, Jeniffer Saldanha MEDEIROS, Jucimara Raupp da Rosa CHAVES, Dolores SCHUSSLER |
ARTE NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES DE UMA PIBIDIANA DE PEDAGOGIA | |
Nidia da Rosa Cherolt, Rochele Silva Santaiana, Edilma Lima |
Matemática nas séries iniciais: uma nova perspectiva de aprendizagem no dia a dia da criança | |
Danisia Silvana Carvalho Brasil, Rochele Santaiana, Edilma Lima |
Semeando Valores: Aprendendo a ser e conviver. | |
Ivete Kunzler Silveira, VALDIRENE BARCELOS DOS SANTOS, TIAGO EDUARDO BERTOLO PEREIRA, Eliziane de Avila de Avila Maroneze, Bianca Viapiana, Silvia Regina Oliveira dos Santos, Percila Silveira de Almeida, Rita Cristine Basso Soares Severo |
A Rotina na Educação Infantil – Turno Integral | |
Ivete Kunzler Silveira, Valdirene Barcelos dos Santos, Rosemari Silva da Veiga, Percila Silveira de Almeida, Rita Cristine Basso Soares Severo |
TEATRO E FUTEBOL JUNTO DÁ NO QUE ? | |
Rodrigo Santos Reis, Carlos Roberto Mödinger, Marli Susana Carrard Sitta |
INCLUSÃO DE PESSOAS COM TRANTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA NAS ESCOLAS COMUNS | |
Jorge Vilmar De Oliveira Soares, Edilma Machado De Lima, Rochele Da Silva Santaiana |
EDUCAR, ENSINAR OS ENCANTOS QUE AS DIFERENÇAS PODEM NOS PROPORCIONAR: ANÁLISE DAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS REALIZADAS PELO PIBID | |
PAULA REGINA DO NASCIMENTO AZEVEDO, ANNA LAURA KERKHOFF CRISTOFARI, EDILMA MACHADO LIMA, ROCHELE DA SILVA SANTAIANA |
A avaliação na prática pedagógica das pedagogas/pibidianas da Uergs são Luiz Gonzaga | |
Ivete Kunzler Silveira, Percila Silveira de Almeida |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: O LÚDICO DE FORMA RELEVANTE PARA UM APRENDIZADO SAUDÁVEL. | |
kati Bardim Costa, Edilma Machado de Lima, Rochele da Silva Santaiana |
Reverberações de estudos em grupo | |
Jozieli Camargo Noquete Weber, Igor Moraes Simões |
A EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRÁTICA TEATRAL | |
João Pedro Corrêa Alves, Ewerton Netto, Ágata Tejada, Marli Susana Carrard Sitta, Carlos Roberto Mödinger |
O USO DO MATERIAL DOURADO NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM UMA TURMA DE 2º ANO DO PIBID | |
Ana Luiza Barbosa Maciel, Elisabete Silva da Silva, Maria da Graça Prediger Da Pieve, Helenara Machado de Souza |
Subprojeto Pedagogia Pibid: Projeto Pedagógico de intervenção- CAMPOS DE EXPERIENCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Andreia do Nascimento SANTOS, Nádia Maria Pacheco dos REIS, Rita Fabiana Oliveira COSTA, Dolores SCHUSSLER |
PIBID: UMA EXPERIENCIA ENQUANTO ALUNA DO CURSO DE PEDAGOGIA | |
Sandra Elizabet Fagundes da Silva, Naiara Cristina Schuler, Helenara Machado de Souza |
ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO E NUMERAMENTO | |
Andreia Beatriz de Jesus SILVA, Jucimara Raupp da Rosa CHAVES, Dolores SCHUSSLER |
DANÇANDO COM A VIDA: A AUTOIMAGEM E O SEU REFLEXO NAS INTERRELAÇÕES PESSOAIS | |
Felipe Scher Dias da Silva, Magda Dreher Nabinger, Sílvia da Silva Lopes |
ESPAÇO ESCOLA/COMUNIDADE: A Desterritorialização do Exercício Teatral. | |
wesley alves dos santos, Jocteel Salles, Bruna Joahann NERY, Ágata Schervenski TEJARA, Marli Sitta, carlos roberto Mödinger |
RECREAÇÃO: APRENDENDO E SE DIVERTINDO | |
cassia caroline bordone santiago, Angelica Silva de Souza, Charlize Fagundes, Iane Matos, Percila Silveira de Almeida, Rita Basso |
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS | |
Elienara Domingues Alves, Thainara Lobo dos Santos, Denise Nunes de Campos do Nascimento, Percila Silveira de Almeida, Rita Cirstine Basso Soares Severo |
Educação, Trânsito, Transversalidade, Documentário. | |
Janice Lima Alves, Kairusa Ribas Silva, Andrey Rodrigues Silveira, Viviane Castro Camozzato, Jaqueline Lidorio de Mattia |
AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA E.M.E.I. CRIANÇA FELIZ: OS IMPACTOS DAS PRÁTICAS DOS FUTUROS DOCENTES-SOB O OLHAR DA SUPERVISORA DO SUB PROJETO PEDAGOGIA-LITORAL NORTE | |
Catiana Gafforelli ESPINDULA, Dolores SCHUSSLER |
CONSCIÊNCIA NEGRA NO MBITO ESCOLAR: RELATO DE INTERVENÇÕES DO PIBID | |
helena gonçalves silva, Jandira Barros Dorneles, Edilma Machado Lima, Rochele da Silva SANTAIANA |
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO: JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Denise Desidério, Rochele Santaiana, Edilma Lima |
ALFABETIZAÇÃO LETRAMENTO NUMERAMENTO | |
Juliana Rodrigues Martins, Ana Goulart Pereira, Rochele da Silva Santaina, Edilma Machado Lima |
SUBPROJETO PEDAGOGIA- PIBID/CAPES-UERGS- FLORESCENDO O JARDIM –EMEI CRIANÇA FELIZ –OSORIO/RS | |
Caroline Pereira MILAN, Catiana Gafforelli ESPINDULA, Dolores SCHUSSLER |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ATRAVES DE JOGOS E BRINCADEIRAS | |
Lucia Buffleben Nunes de Campos, Jaíne Greff de Oliveira, Eliézar Benaia Machado França, Denise Nunes de Campos do Nascimento, Percila Silveira de Almeida, Rita Cristine Basso Soares Severo |
PROGRAMA PIBID, ENSINAR E APRENDER: experiências vividas por ex-pibidiana | |
Elisabete Fátima Silveira da Rosa, Rosemari Silva da Veiga, Rita Cristine Basso Soares Severo |
A Escola que nos Habita | |
Rosemari Fiuza da Silva, Igor Moraes Simões, Gessi Machado Mello |
DOCÊNCIA E TEATRO: MOVIMENTOS DE SE PROFESSORALIZAR | |
Gabriela Do Nascimento Lemos, BRUNO MARQUES CHRESTANI, CARLOS MODINGER, MARLI SUSANA SITTA |
BRINCAR , FAZER ACONTECER PARA APRENDER PROJETO DE INTERVENÇÃO PIBID/CAPES/UERGS SUBPROJETO PEDAGOGIA LITORAL NORTE | |
Jessica Tubino de FREITAS, Mariana de Souza LUPATO, Catiana Gafforelli ESPINDULA, Dolores SCHUSSLER |
OFICINA INFANTO-JUVENIL DE TECLADO | |
Vicenzo Sulzbach Motta da Silva, Juliane Inês Neis, Cristina Rolim Wolffenbüttel |
O NÚCLEO PSICOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL ENQUANTO POLÍTICA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA NA SANTA CASA DE ALEGRETE | |
Douglas Moraes Machado, Rodrigo Dalosto Smolareck |
TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITOR – UM RELATO DE CASO | |
Rafael Pereira de Freitas, Rodrigo Guterres, Jacqueline Zacarias Silveira |
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ATRAVÉS DE PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS | |
Pamela Sostizzo Camargo, Jaison Marques Luiz, Viviane Camozzato, Tânia Toffoli |
DANÇA E GEOMETRIA: A FORMA COMO POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO | |
Israel Sulivan, Carolline Rocha Alves, Sílvia da Silva Lopes |
Projeto Cri(a)ções: Alfabetização, Ambiente e Inclusão nos AI | |
Fernanda Schinaider, Ana Cristina Ludivig Silveira, André Luiz de Oliveira Pereira Silva, Joice Lamperti, Roberta Teresinha Lopes Rosa, Rozi Terezinha Moreira da Rosa Reis, Rosmarie Reinehr |
Desenhos 3D/ anamorfose | |
Iury de Mello Araujo, Igor Moraes Simões |
Ouvintes
PIBID EDUCAÇAO FISICA ALEGRETE: INCLUSAO DE ALUNOS COM SINDROME DE DOWN | |
carlos roberto desiderio gonçalves, rodrigo guterres, patricia simoes |