Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Apresentação Oral

PROJETO: PORTAS ABERTAS VOANDO PARA O MUNDO PIBID/UERGS/LITORAL NORTE
Giovanna Gonçalves Kaipper, Dolores Schussler, Jucimara Raupp
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NO CENÁRIO EDUCACIONAL: INTERLOCUÇÕES COM O PIBID
IVANA ALMEIDA SERPA, EDILMA MACHADO DE LIMA, ROCHELE DA SILVA SANTAIANA
OS EFEITOS DOS CONTOS E DAS FÁBULAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS INTERVENÇÕES DO PIBID
ALINE CORREA DORNELES GEDIEL, Edilma Lima, Rochele Santaiana
A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Wagner Mendonça, Edilma Machado, Rochele Santaiana
INTERVENÇÕES DO PIBID COM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE LETRAMENTO E NUMERAMENTO
Natiele Figueira Aloy, Mariele Franco Pereira, Edilma Machado de Lima, Rochele da Silva Santaiana
CAMPOS DE EXPERIENCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Andreia do Nascimento Santos, Nadia Maria Pacheco dos Reis
POSSIBILIDADES DO PIBID: HISTÓRIAS PARA CONTAR E DIFERENÇAS PARA RESPEITAR
Casseane Andreatta Silva, Marilia de Campos Serquivitio, Andressa Silva da Cunha, Liz Maria Ribas, Maria da Graça Prediger da Pieve
A HERANÇA CULTURAL AFRICANA NAS SALAS DE AULA
Laura Benevides Roland, Tarcisio Soares Pedroso, Edilma Lima, Rochele Santaiana
CORPO, MOVIMENTO E ARTE: MOVIMENTAR-SE É PRECISO!
Jayne Pumpemacher SAVEDRA, Catiana Gafforelli ESPÍNDULA, Dolores SCHUSSLER
A Importância do Pedagogo no trabalho com a Primeira Infância
Viviana Bardemaker Anhaia, Edilma Machado de Lima, Rochele Santaiana
BRINCANDO E FAZENDO ARTE APRENDEMOS A CONVIVER
Elisa Jaques dos Santos, Tanise Silva, Tanise Almeida Leal de Melo, Rita Basso, Percila Almeida
PIBID PEDAGOGIA UERGS: O BRINCAR E ARTE ESCOLA MUNICIPAL EDUCAÇÃO INFANTIL SANTA LUZIA/OSÓRIO/RS-
Milena Flores MACHADO, Mario Augusto Alves Dutra, Rita Fabiana Costa OLIVEIRA, Dolores Schussler
PROJETO DE INTERVENÇÃO PIBID/UERGS LITORAL NORTE CULINÁRIA COMO FORMA DE EXPRESSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Nunca foi tão gostoso construir aprendizagens significativas
Keity Ariane Pacheco VIEIRA, Dolores SCHUSSLER, Rita Fabiana Oliveira COSTA
INTERVENÇÕES LÚDICO-MUSICAIS
Thales Herrmann Sant'Anna, Juliane Inês Neis, Cristina Rolim Wolffenbüttel
TEATRALIDADES INFANTIS
Maria Carolina Santos de Aquino, Pâmela Caroline de Oliveira Magalhães, CarlosRoberto MÖDINGER, Marli Susana Carrard SITTA
ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO E NUMERAMENTO
Andreia Beatriz de Jesus SILVA, Jucimara Raupp da Rosa CHAVES, Dolores SCHUSSLER
DOBRADURAS COM NARRATIVAS POÉTICAS, NOVAS POSSIBILIDADES NA AULA DE ARTES
Ariberto F. BAUERMANN FILHO, Igor Moraes SIMÕES
LETRAMENTO E NUMERAMENTO NO CONTEXTO DA LUDICIDADE: ABORDANDO NOVAS CONCEPÇÕES E APRENDÊNCIAS
Chaiane Prado Santos, Cláudia Souza de Oliveira, Graciele Ramos de Ramos, Edilma Machado de Lima
1, 2, 3, CONTE OUTRA VEZ: Inserindo a Matemática de Forma Lúdica na Educação Infantil em Turno Integral
Giselma Bastos Bastos de Moura, Janaíne Strieder Strieder Paraboni, Manuele Ramos Ramos Rosa, Antonia Elisete Veiga, Taina Freitas Freitas Perroni, Rosemari Silva Silva da Veiga, Percila Silveira Silveira de Almeida, Rita Cristine Basso Soares Severo
AS VIVÊNCIAS DA DIVERSIDADE DE VALORES EM SALAS DE AULA DA ATUALIDADE
denise dos santos goulart, lillian da rosa vargas claussen, Edilma Machado Lima, Rochele Silva Santaiana
APROXIMAÇÕES NA PAISAGEM ESCOLAR
Mayra Corrêa Marques, Igor Moraes Simões
MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O LÚDICO E O CONCRETO TRAZENDO SIGNIFICADO À APRENDIZAGEM
QUELI CRISTINA SCHUTZ, LUIS FERNANDO PEREIRA BARBOSA, ANA LÚCIA GOULART, EDILMA MACHADO DE LIMA, ROCHELE DA SILVA SANTAIANA
UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A AFRICANIDADE E SUA CULTURA NO ÂMBITO ESCOLAR
Carina Falcão Ribeiro, Karine Oliveira Horner, Edilma Machado Lima, Rochele Silva Santaiana
PIBID E AS PRÁTICAS PEDAGÒGICAS DESENVOLVIDAS NO 4º ANO: POTENCIALIDADES CRIATIVAS
Ivana Matilde Ceolin, Cris Barcelos Gonçalves, Rochele Silva Santaiana, Edilma Machado Lima
A EXPERIÊNCIA DE (RE)DESENHAR COM O CORPO: EXPERIMENTAR MODOS DE APRECIAR, CONTEXTUALIZAR E FAZER DANÇA
Marina da Rocha Sobrosa, Erasmo Carlos Breitembach, Magda Dreher Nabinger, Sílvia da Silva Lopes
PSICOMOTRICIDADE, LUDICIDADE E JOGOS PEDAGÓGICOS: UM VIÉS IMPORTANTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
michele lima lima dos santos, Jose Ailton Gomes Ourique, Mirian Calita da Silva Porto, Tanira Escobar Pereira, Rita Cristine Basso Soares Severo, Percila Silveira de Almeida
SUBPROJETO PEDAGOGIA PIBID/UERGS: ARTE E EXPRESSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA EMEI SANTA LUZIA/OSÓRIO/RS
Dolores Schussler, Milena Flores MACHADO, Mario Augusto Alves DUTRA, Rita Fabiana Costa OLIVEIRA
SUBPROJETO PEDAGOGIA PIBID-UERGS: PROJETO: CORPO EU TE SINTO- BERÇARIO DA ESCOLA MUNICIPAL EDUCAÇÃO INFANTIL SANTA LUZIA/OSÓRIO/RS
Milena Flores MACHADO, Mario Augusto Alves DUTRA, Rita Fabiana Costa OLIVEIRA, Dolores Schussler
SUB PROJETO PEDAGOGIA PIBID/UERGS LITORAL NORTE- PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO INFANTIL-BERÇÁRIO POR MEIO DA LUDICIDADE, NA EMEI CRIANÇA FELIZ- OSÓRIO/RS
Elizandra Messagi dos SANTOS, Poliane BENETTI, Catiana Gafforelli ESPINDULA, Dolores SCHUSSLER
SUB PROJETO PEDAGOGIA PIBID/UERGS LITORAL NORTE: O MUNDO DA LUDICIDADE NO MATERNAL I –PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA EMEI SANTA LUZIA- OSÓRIO/RS
Valdirene Nunes da SILVA, Luiza Fernanda do Carmo MONTARDO, Rita Fabiana Costa OLIVEIRA, Dolores SCHUSSLER
PROJETO PIBID/UERGS: “PEQUENOS PESADORES” NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS/EMEF MAJOR ANTONIO DE ALENCAR/OSÓRIO/RS
Layne Gorgia Ribas AMADO, Jucimara Raupp da Rosa CHAVES, Dolores SCHUSSLER
FAZENDO ARTE E DEIXANDO A IMAGINAÇÃO VOAR: ALFABETIZAÇÃO NA PERSPETIVA DO LETRAMENTO-SUBPROJETO PEDAGOGIA UERGS LITORAL NORTE.
Claudia de Camargo Barbosa FORMOSO, Jeniffer Saldanha MEDEIROS, Jucimara Raupp da Rosa CHAVES, Dolores SCHUSSLER
ARTE NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES DE UMA PIBIDIANA DE PEDAGOGIA
Nidia da Rosa Cherolt, Rochele Silva Santaiana, Edilma Lima
Matemática nas séries iniciais: uma nova perspectiva de aprendizagem no dia a dia da criança
Danisia Silvana Carvalho Brasil, Rochele Santaiana, Edilma Lima
Semeando Valores: Aprendendo a ser e conviver.
Ivete Kunzler Silveira, VALDIRENE BARCELOS DOS SANTOS, TIAGO EDUARDO BERTOLO PEREIRA, Eliziane de Avila de Avila Maroneze, Bianca Viapiana, Silvia Regina Oliveira dos Santos, Percila Silveira de Almeida, Rita Cristine Basso Soares Severo
A Rotina na Educação Infantil – Turno Integral
Ivete Kunzler Silveira, Valdirene Barcelos dos Santos, Rosemari Silva da Veiga, Percila Silveira de Almeida, Rita Cristine Basso Soares Severo
TEATRO E FUTEBOL JUNTO DÁ NO QUE ?
Rodrigo Santos Reis, Carlos Roberto Mödinger, Marli Susana Carrard Sitta
INCLUSÃO DE PESSOAS COM TRANTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA NAS ESCOLAS COMUNS
Jorge Vilmar De Oliveira Soares, Edilma Machado De Lima, Rochele Da Silva Santaiana
EDUCAR, ENSINAR OS ENCANTOS QUE AS DIFERENÇAS PODEM NOS PROPORCIONAR: ANÁLISE DAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS REALIZADAS PELO PIBID
PAULA REGINA DO NASCIMENTO AZEVEDO, ANNA LAURA KERKHOFF CRISTOFARI, EDILMA MACHADO LIMA, ROCHELE DA SILVA SANTAIANA
A avaliação na prática pedagógica das pedagogas/pibidianas da Uergs são Luiz Gonzaga
Ivete Kunzler Silveira, Percila Silveira de Almeida
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: O LÚDICO DE FORMA RELEVANTE PARA UM APRENDIZADO SAUDÁVEL.
kati Bardim Costa, Edilma Machado de Lima, Rochele da Silva Santaiana
Reverberações de estudos em grupo
Jozieli Camargo Noquete Weber, Igor Moraes Simões
A EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRÁTICA TEATRAL
João Pedro Corrêa Alves, Ewerton Netto, Ágata Tejada, Marli Susana Carrard Sitta, Carlos Roberto Mödinger
O USO DO MATERIAL DOURADO NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM UMA TURMA DE 2º ANO DO PIBID
Ana Luiza Barbosa Maciel, Elisabete Silva da Silva, Maria da Graça Prediger Da Pieve, Helenara Machado de Souza
Subprojeto Pedagogia Pibid: Projeto Pedagógico de intervenção- CAMPOS DE EXPERIENCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Andreia do Nascimento SANTOS, Nádia Maria Pacheco dos REIS, Rita Fabiana Oliveira COSTA, Dolores SCHUSSLER
PIBID: UMA EXPERIENCIA ENQUANTO ALUNA DO CURSO DE PEDAGOGIA
Sandra Elizabet Fagundes da Silva, Naiara Cristina Schuler, Helenara Machado de Souza
ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO E NUMERAMENTO
Andreia Beatriz de Jesus SILVA, Jucimara Raupp da Rosa CHAVES, Dolores SCHUSSLER
DANÇANDO COM A VIDA: A AUTOIMAGEM E O SEU REFLEXO NAS INTERRELAÇÕES PESSOAIS
Felipe Scher Dias da Silva, Magda Dreher Nabinger, Sílvia da Silva Lopes
ESPAÇO ESCOLA/COMUNIDADE: A Desterritorialização do Exercício Teatral.
wesley alves dos santos, Jocteel Salles, Bruna Joahann NERY, Ágata Schervenski TEJARA, Marli Sitta, carlos roberto Mödinger
RECREAÇÃO: APRENDENDO E SE DIVERTINDO
cassia caroline bordone santiago, Angelica Silva de Souza, Charlize Fagundes, Iane Matos, Percila Silveira de Almeida, Rita Basso
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS
Elienara Domingues Alves, Thainara Lobo dos Santos, Denise Nunes de Campos do Nascimento, Percila Silveira de Almeida, Rita Cirstine Basso Soares Severo
Educação, Trânsito, Transversalidade, Documentário.
Janice Lima Alves, Kairusa Ribas Silva, Andrey Rodrigues Silveira, Viviane Castro Camozzato, Jaqueline Lidorio de Mattia
AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA E.M.E.I. CRIANÇA FELIZ: OS IMPACTOS DAS PRÁTICAS DOS FUTUROS DOCENTES-SOB O OLHAR DA SUPERVISORA DO SUB PROJETO PEDAGOGIA-LITORAL NORTE
Catiana Gafforelli ESPINDULA, Dolores SCHUSSLER
CONSCIÊNCIA NEGRA NO MBITO ESCOLAR: RELATO DE INTERVENÇÕES DO PIBID
helena gonçalves silva, Jandira Barros Dorneles, Edilma Machado Lima, Rochele da Silva SANTAIANA
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO: JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Denise Desidério, Rochele Santaiana, Edilma Lima
ALFABETIZAÇÃO LETRAMENTO NUMERAMENTO
Juliana Rodrigues Martins, Ana Goulart Pereira, Rochele da Silva Santaina, Edilma Machado Lima
SUBPROJETO PEDAGOGIA- PIBID/CAPES-UERGS- FLORESCENDO O JARDIM –EMEI CRIANÇA FELIZ –OSORIO/RS
Caroline Pereira MILAN, Catiana Gafforelli ESPINDULA, Dolores SCHUSSLER
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ATRAVES DE JOGOS E BRINCADEIRAS
Lucia Buffleben Nunes de Campos, Jaíne Greff de Oliveira, Eliézar Benaia Machado França, Denise Nunes de Campos do Nascimento, Percila Silveira de Almeida, Rita Cristine Basso Soares Severo
PROGRAMA PIBID, ENSINAR E APRENDER: experiências vividas por ex-pibidiana
Elisabete Fátima Silveira da Rosa, Rosemari Silva da Veiga, Rita Cristine Basso Soares Severo
A Escola que nos Habita
Rosemari Fiuza da Silva, Igor Moraes Simões, Gessi Machado Mello
DOCÊNCIA E TEATRO: MOVIMENTOS DE SE PROFESSORALIZAR
Gabriela Do Nascimento Lemos, BRUNO MARQUES CHRESTANI, CARLOS MODINGER, MARLI SUSANA SITTA
BRINCAR , FAZER ACONTECER PARA APRENDER PROJETO DE INTERVENÇÃO PIBID/CAPES/UERGS SUBPROJETO PEDAGOGIA LITORAL NORTE
Jessica Tubino de FREITAS, Mariana de Souza LUPATO, Catiana Gafforelli ESPINDULA, Dolores SCHUSSLER
OFICINA INFANTO-JUVENIL DE TECLADO
Vicenzo Sulzbach Motta da Silva, Juliane Inês Neis, Cristina Rolim Wolffenbüttel
O NÚCLEO PSICOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL ENQUANTO POLÍTICA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA NA SANTA CASA DE ALEGRETE
Douglas Moraes Machado, Rodrigo Dalosto Smolareck
TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITOR – UM RELATO DE CASO
Rafael Pereira de Freitas, Rodrigo Guterres, Jacqueline Zacarias Silveira
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ATRAVÉS DE PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS
Pamela Sostizzo Camargo, Jaison Marques Luiz, Viviane Camozzato, Tânia Toffoli
DANÇA E GEOMETRIA: A FORMA COMO POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO
Israel Sulivan, Carolline Rocha Alves, Sílvia da Silva Lopes
Projeto Cri(a)ções: Alfabetização, Ambiente e Inclusão nos AI
Fernanda Schinaider, Ana Cristina Ludivig Silveira, André Luiz de Oliveira Pereira Silva, Joice Lamperti, Roberta Teresinha Lopes Rosa, Rozi Terezinha Moreira da Rosa Reis, Rosmarie Reinehr
Desenhos 3D/ anamorfose
Iury de Mello Araujo, Igor Moraes Simões

Ouvintes

PIBID EDUCAÇAO FISICA ALEGRETE: INCLUSAO DE ALUNOS COM SINDROME DE DOWN
carlos roberto desiderio gonçalves, rodrigo guterres, patricia simoes