Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IV COLÓQUIO FRANCO-BRASILEIRO: TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DE ALIMENTOS

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A Horta Escolar Como Prática Educativa e Cidadania Participativa Aplicada no Instituto Cristóvão de Mendonza – Caxias do Sul
Eléia Righi, Maicon Costa, Jandira Vanin

Última alteração: 2020-11-30

Resumo


A principal finalidade da utilização de hortas de cunho pedagógico é a realização de um programa educativo, tendo a horta na escola como eixo organizador, permitindo estudar e integrar sistematicamente ciclos, processos e dinâmicas de fenômenos naturais. Nesse sentido, o objetivo geral desse projeto é a implantação de uma horta (verduras e legumes), canteiros de ervas medicinais, pomar, jardim e cactário como uma estratégia que possibilita extensão e aprendizagem, com plantio, manejo e produção sem agroquímicos, fomentando, assim, de forma ativa, a cidadania participativa dos estudantes, professores e funcionários do Instituto Estadual Cristóvão de Mendonza, localizado em Caxias do Sul/RS e da UERGS – Unidade em Caxias do Sul. Apesar das hortas escolares não serem uma novidade no cenário da educação em saúde ou da Educação Alimentar e Nutricional, ainda há pouca discussão sobre suas abordagens e possibilidades educativas.


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