Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IV JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO

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APRENDIZAGEM MUSICAL: INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES DOS AMBIENTES FAMILIAR E SOCIAL NA COGNIÇÃO MUSICAL
Diego HERENCIO, Cristina Rolim WOLFFENBÜTTEL

Última alteração: 2019-05-28

Resumo


Este trabalho investigou com estudantes da Educação Básica, mais precisamente entre os alunos de sétimo ano da EEEF Cel. Álvaro de Moraes, na cidade de Montenegro-RS, sua compreensão rítmico-musical e se, de alguma forma, ela está ligada ao seu ambiente familiar ou de convívio social, bem como trazer ao ambiente escolar o universo musical dos estudantes. A questão que norteou a pesquisa foi: Quais as contribuições do ambiente familiar e social para a cognição musical? Para sua realização, optou-se pela abordagem qualitativa e pela pesquisa-ação como método; para a coleta de dados duas técnicas foram selecionadas, sendo uma a investigação rítmica, pretendendo compreender a assimilação rítmico-musical dos alunos, e a outra um questionário, objetivando entender o seu ambiente familiar e de convívio; para a análise dos dados, análise de conteúdo, segundo Bardin (1977) e Moraes (1999). O referencial teórico está fundamentado nas teorias do capital cultural, segundo Bourdieu (1997).

 


Palavras-chave


Educação Musical; Aprendizagem musical; Cognição; Família.