Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IV JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO

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O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COMO GOVERNAMENTO DOS CORPOS DA DEFICIÊNCIA NA ESCOLA: DADOS PRELIMINARES
Liziane da Silva BARBOSA, Helena Venites SARDAGNA

Última alteração: 2019-06-21

Resumo


Registrar/Inventar histórias, a partir dos dizeres de professores é um exercício que contribui para o enriquecimento acadêmico, pessoal e social. No trabalho em apresentação, pretende-se analisar como os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Região Litoral Norte do Rio Grande do Sul inventam suas estratégias pedagógicas para efetivar aprendizagens no espaço escolar. Para tanto o olhar investigativo será conduzido pelos conceitos cunhados por Michel Foucault, em especial a Governamentalidade, que nesse processo será usada como uma grade de inteligibilidade. Como ferramenta, então, o Governamento Neoliberal contribui para evidenciar os discursos econômicos que incidem sobre as práticas de escolarização de crianças com deficiência. Além disso, verificar quais as concepções e governamentos são engendrados nesse espaço escolar para o corpo da deficiência, entendido aqui como parte explícita do processo investigativo que está no jogo da incidência do biopoder, mas sempre invisibilizado e tido como implícito nas invenções de governamento.



Palavras-chave


Governamentalidade; Governamento Neoliberal; Educação Inclusiva

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