Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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A DINÂMICA DOS MERCADOS AGROALIMENTARES: AUTONOMIA E FORMAS DE GOVERNANÇA EXISTENTES NA REGIÃO ALTO URUGUAI (RS)
Anaclara Aparecida STRAPASSON, Cibele Lúcia BOMBARDELLI, Sergio SCHNEIDER, Zenicléia Angelita DEGGERONE

Última alteração: 2019-06-07

Resumo


Ainserção dos agricultores nos mercados agroalimentares é muito diversa e não ocorre de um mesmo modo ou utilizam uma direção predeterminada. Dessa forma, torna-se relevante compreender como a mercantilização afeta o meio rural e a produção agroalimentar, e como se dá a inserção dos agricultores rurais nos mercados. Diante disso, este projeto de pesquisa busca mapear, descrever e tipificar os mercados agroalimentares existentes na Região Alto Uruguai (RS) utilizados pelos agricultores para comercializar os produtos agroalimentares. A hipótese que norteia a realização desta pesquisa, está relacionada ao fato de que os processos de mercantilização não levam, inexoravelmente, a uma homogeneização social e que existem múltiplos mercados e uma miríade de formas de interação mercantil, que podem ser percebidos em nível empírico através dos distintos canais de comercialização de produtos e serviços, utilizados para compra ou para venda de bens e mercadorias para o meio rural.  Nesse sentido, a metodologia a ser utilizada para alcançar o objetivo desta pesquisa consiste em uma abordagem qualiquantitativa de natureza exploratório-descritiva. A coleta das informações será efetivada através da realização de entrevistas semiestruturadas com agricultores familiares residentes em quatro municípios (Aratiba, Erechim, São Valentim e Jacutinga) na Região Alto Uruguai (RS), que fazem a comercialização de grãos, carnes, frutas e hortaliças. A amostra será definida com base no princípio da “saturação” (GLASER E STRAUSS, 1967). Com base nesta técnica, quando as respostas dos atores começarem a ser iguais ou muito parecidas depois de um dado número “x” de entrevistas realizadas, serão finalizadas as entrevistas. Já em relação a seleção dos agricultores, a mesma será organizada em conjunto com as organizações sindicais, por meio de critérios de conveniência. As informações coletadas serão dispostas em um banco de dados, em que serão utilizadas ferramentas da estatística descritiva para analisar os dados quantitativos, e os dados qualitativos serão analisados por meio de categorias de análise. Os resultados esperados desta pesquisa, buscam identificar os tipos de mercados e canais de comercialização utilizados pelos agricultores para a comercializar a produção agroalimentar, conforme classificação de mercados elaborada por Schneider (2016), além de identificar quais são os principais mecanismos de regulação e controle que os agricultores familiares utilizam para efetivar as negociações, e verificar quais mercados possibilitam os produtores atuarem com autonomia produtiva e comercial. Além disso, com a realização desta pesquisa, espera-se trazer novas contribuições para os estudos rurais, principalmente aqueles vinculados as dinâmicas de mercados, que exercem interferência sobre a reprodução socioeconômica dos agricultores familiares, e com isso, permitir que os gestores e formuladores de políticas, especialmente os que atuam no desenvolvimento rural, possam melhorar sua expertise sobre as características e os modos de funcionamento dos mercados agroalimentares na Região Alto Uruguai (RS).

 


Palavras-chave


Agricultura Familiar; Canais de Comercialização; Produtos Agroalimentares.

Referências


GLASER, Barney; STRAUSS, Anselm. The discovery of grounded theory: Strategies for qualitative research. New York: Aldine Publishing Company, 1967.

SCHNEIDER, Sergio. Mercados e Agricultura familiar. In: MARQUES, Flávia Charão; CONTERATO, Marcelo Antônio; SCHNEIDER, Sergio. (Org.). Construção de mercados e agricultura familiar: desafios para o desenvolvimento rural. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. pp. 93 -135.