Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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A CONTRIBUIÇÃO DE MULHERES NA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DA MÚSICA NO BRASIL.
Camila de Luna PAIVA, Ana Maria Bueno ACCORSI, Magali de Moraes MENTI, Cristina Rolim WOLFFENBUTTEL

Última alteração: 2019-06-07

Resumo


Historicamente, a partir do que perpassa a construção social e se estabelece em livros, o universo feminino era referido como o gênero submisso e responsável pelas tarefas do lar, bem como a criação integral dos filhos. O campo das Artes não se encontrava ileso dessa afirmação e, por muitas décadas, os questionamentos acerca da presença feminina e sua importância artística não possuía grande relevância. Nesse sentido, entende-se que, no campo da Música, não era diferente, razão esta que a historiografia não tenha, ainda, apresentado muitos materiais para consubstanciar a importância feminina no âmbito musical. Tendo em vista esses pressupostos, alguns questionamentos se apresentam: Quais são as contribuições artístico-musicais de mulheres na construção da história da música brasileira? E, considerando-se a importância da presença feminina na pesquisa brasileira, quais mulheres têm pesquisado sobre música e educação musical ao longo dos anos? A partir dessas questões, a presente pesquisa objetiva investigar a contribuição de mulheres na construção da história da música no Brasil, considerando-se como musicistas, compositoras e pesquisadoras. A metodologia será estruturada na abordagem qualitativa, na utilização da pesquisa documental e da pesquisa bibliográfica como métodos, e no uso da coleta de documentos e da pesquisa via Internet como técnicas para a coleta dos dados. Os referenciais utilizados para realizar a análise de dados por meio da análise de conteúdo, serão: perspectivas da sociologia (BOURDIEU, 2002), dos estudos históricos (DUBY, 2009) e da educação musical (KRAEMER, 2000; ABELES; HOFFER; KLOTNER, 1984). Deste modo, ao coletar os dados de diferentes fontes – virtuais e impressas – entende-se que diversos e ricos materiais serão desvelados, revelando a riqueza da produção das mulheres no Brasil, ao longo dos anos e, talvez, séculos. Entende-se, assim, que esta pesquisa seja relevante, pois, ao coletar e tornar pública a produção musical de mulheres quer seja como compositoras, intérpretes ou pesquisadoras, esses dados poderão integrar planejamentos em educação musical.

Palavras-chave


Educação Musical; Mulheres na Cultura Musical; Estudos de Gênero.