Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO EM SAÚDE : REFLEXÕES E SABERES DA TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS DO INSTITUTO DO CÂNCER INFANTIL DE PORTO ALEGRE
Tatiane Lopes dos SANTOS, Adriana Leal de ABREU, Carla Garcia BOTTEGA

Última alteração: 2019-06-21

Resumo


A presença de animais na rotina de pacientes que ficam separados de sua família casa e amigos por um longo tempo devido ao tratamento torna este processo mais ameno e menos sofrido. Estudos mostram que a convivência com animais proporciona muitos benefícios para as pessoas tanto para a qualidade de vida como também no uso terapêutico em hospitais, clinicas de geriatria e centros de atenção psicossocial. Para mensurar estes processos a avaliação em saúde é uma ferramenta importante que colabora com o entendimento da realidade, aos sentidos dados pelas instituições de saúde, em determinados eventos, para auxiliar a gestão, coordenação em pesquisas e projetos. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi o de demonstrar a relação entre o Projeto Terapia Assistida por Animais e a importância da avaliação em saúde para a melhoria dos processos de trabalho  e propor um modelo de avaliação para a instituição de saúde. Assim, pretendeu-se verificar, mais especificamente, se o processo de avaliação realizado no Instituto do Câncer Infantil do projeto Pet Terapia segue a proposta preconizada para avaliação em saúde. A metodologia foi qualitativa, e foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, com os trabalhadores do Núcleo de Atenção ao Paciente, e os voluntários da recreação, totalizando seis pessoas. O Projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da UERGS, Comitê de Ética do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e autorizado pelo Instituto do Cancer Infantil. Todos os participantes deram seu consentimento a partir da assinatura do termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Sobre a avaliação realizada pelo Instituto, neste momento ainda não se pode dizer que seja um instrumento a ser utilizado como um indicador para melhorias, já que não está sendo analisado pela equipe, como uma ferramenta de aprimoramento de trabalho,  e nem toda tem conhecimento do mesmo. Mas após a verificação de que ainda não existe uma avaliação consolidada e periódica para o projeto, este trabalho propõe um processo de avaliação em saúde, em que é possível verificar que a implementação de um projeto precisa deixar a equipe ciente dos processos de planejamento, implementação e monitoramento para que haja uma harmonia durante o mesmo.

 

 



Palavras-chave


avaliação em saúde; terapia assistida por animais

Referências


MINAYO, M.C. S.O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 10. ed. São Paulo: HUCITEC, 2007

MONTEIRO, A. M. F. O uso da Terapia Assistida por Animais para a Redução deAlterações de Comportamento na Doença de Alzheimer. 2009. Disponível em:http://www.centronati.com/o-uso-da-terapia-assistida-por-animais-para-a-reducao-de-alteracoesde-comportamento-na-doenca-de-alzheimer. Acesso em : 02 maio. 2018.