Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
FAUNA EDÁFICA DO SOLO OCUPADO COM MATA NATIVA, EUCALIPTO, CULTIVOS DE MILHO E ARROZ DE SEQUEIRO
Endrio Rodrigo WEBERS, Camila Alves CARVALHO, Emerson Saueressig FINKEN, Luma Schervenski TEJADA, Danni Maisa DA SILVA, Marciel REDIN

Última alteração: 2019-05-14

Resumo


A fauna edáfica do solo é um excelente bioindicador de distúrbios causados pela ação antrópica, como a ocupação das áreas com espécies agrícolas e/ou florestais. O trabalho teve por objetivo caracterizar fauna edáfica do solo em áreas ocupadas com mata nativa, eucalipto, culturas do milho e arroz de sequeiro. Para o levantamento foram utilizadas armadilhas do tipo PROVID, que permaneceram quatro dias a campo. Foram encontradas 19 ordens de organismos, sendo a ordem Collembola, seguida pela ordem Hymenoptera, as mais abundantes. A maior riqueza de organismos foi encontrada na área de milho com 17 ordens, seguida pela área de mata nativa e eucalipto com 16 ordens e arroz com 13 ordens. A mata nativa favorece maior diversidade de organismos edáficos do solo. O cultivo de milho com aplicação de dejetos líquidos de suínos favorece a maior abundância de organismos da fauna edáfica do solo.


Palavras-chave


Fauna do solo; Bioindicadores, Dejetos de suínos

Referências


ANTONIOLLI, Z.I. et al. Método alternativo para estudar a fauna do solo. Ciência Florestal, v. 16, n. 4, 2006.

 

BERUDE, M. et al. A mesofauna do solo e sua importância como bioindicadora. Enciclopédia Biosfera, v. 11, n. 22, p. 14-28, 2015.

 

CORREIA, M.; OLIVEIRA, L. Importância da fauna de solo para a ciclagem de nutrientes. Processos biológicos no sistema solo-planta: ferramentas para uma agricultura sustentável. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, p. 77-99, 2005.

 

DA SILVA, R. et al. Doses de dejeto líquido de suínos na comunidade da fauna edáfica em sistema plantio direto e cultivo mínimo. Ciência Rural, v. 44, n. 3, p. 418-424, 2013.

 

OLIVEIRA FILHO, I. et al. Por que devemos nos importar com os colêmbolos edáficos? Scientia Agraria, v. 17, n. 2, 2016.


Texto completo: PDF