Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÕES DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DE PARTE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA A RESPEITO DA PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS BIOTECNOLÓGICOS
Jade Menezes BRITO, Francine Fioravanso TRAMONTINA, Ana Carolina TRAMONTINA

Última alteração: 2019-05-14

Resumo


De acordo com a maior representante mundial da indústra biotecnológica, Organização de Inovação e Biotecnologia (BIOTECHNOLOGY INNOVATION ORGANIZATION), a biotecnologia consiste na utilização de processos celulares e biomoleculares para desenvolver tecnologias e produtos que ajudam a melhorar nossas vidas e a saúde de nosso planeta.  Os produtos biotecnológicos apresentam diversas aplicações, inclusive em insumos para saúde humana que, segundo Biominas (2011), “está vinculada ao desenvolvimento de novos medicamentos, diagnósticos, vacinas, terapia celular, medicina regenerativa e engenharia de tecidos, além de produtos transgênicos. A falta de conhecimento sobre os transgênicos e a polêmica que cerca este termo e o conhecimento e atitudes da população quanto à não-vacinação e seus riscos para a saúde pública serão as problemáticas que são abordadas neste projeto. O objetivo é levantar dados sobre o nível de conhecimento de parte da população sobre a utilização de transgênicos e vacinas. O presente trabalho terá natureza quantitativa, caráter transversal com intervenção educativa. A amostra populacional será constituída aleatoriamente, a fim de abordar o maior número possível de variáveis (idade, nível de instrução e área de atuação). O único critério de exclusão é ser menor de 18 anos. Será aplicado questionário/estudo de cunho exploratório e descritivo. O método utilizado será o survey para a obtenção de informações, por intermédio da aplicação direta de questionários estruturados. Os questionários serão aplicados através de entrevistas pessoais e via formulários on-line, a fim de abordar populações distintas. Após a aplicação do questionário os participantes irão receber folheto explicativo sobre os assuntos abordados. A hipótese do estudo é de que, devido à falta de conhecimento, a população desconheça a efetividade e segurança da utilização de produtos biotecnológicos, tais como as vacinas e transgênicos. Espera-se, com os resultados, demonstrar que a falta de conhecimento da população sobre o tema pode estar relacionada à área de trabalho do indivíduo participante, como também à idade e escolaridade; além disso, espera-se aumentar a conscientização da parte populacional que participar da pesquisa, através de folhetos informativos que abordam o tema da pesquisa.

Palavras-chave


Vacinas; Transgênicos; Questionário

Referências


BIOMINAS BRASIL. A indústria de Biociências Nacional: caminhos para o crescimento. Minas Gerais: Biominas Brasil, 2011.

 

BIOTECHNOLOGY INNOVATION ORGANIZATION. What is Biotechnology? Disponível em: <https://www.bio.org/what-biotechnology>. Acesso em: 15 abr. 2019.

 

OLIVEIRA, Henrique Sulzbach de; SPENGLER, Rafael Luís. Inovações na área de biotecnologia em saúde humana em países em desenvolvimento e sua importância econômica e social: uma reflexão sobre o cenário atual e perspectivas futuras. Caderno Pedagógico Univates, Lajeado, v. 1, n. 11, p.99-116, 2014.

 

SILVA, Luiz Hildebrando Pereira da. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E BIOTECNOLOGIA: realidades e virtualidades. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 3, n. 14, p.60-67,2000.