Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DA AMPLIFICAÇÃO E DA EXPRESSÃO DO GENE HER2 EM AMOSTRAS DE TECIDO TUMORAL MAMÁRIO.
Dandara Aparecida GARLET, Bernardo BOHN, Licério Vicente PADOIN, Alexandre RIEGER, Alexandro CAGLIARI

Última alteração: 2019-05-23

Resumo


O câncer de mama é uma doença causada por mutações gênicas que promovem o crescimento descontrolado de células do tecido mamário. No Brasil, o câncer de mama corresponde a segunda doença mais comum entre as mulheres, com aproximadamente 1,2 milhões de novos casos por ano. Estudos recentes apontam que alterações no gene HER2 (receptor tipo 2 do fator de crescimento epidérmico humano), localizado no braço longo do cromossomo 17 humano e expresso em tecidos variados, é responsável pela formação de câncer de mama devido a sua principal função de regulação do crescimento e de diferenciação celular. Há incidência de sua superexpressão entre 15 a 30% dos cânceres de mama diagnosticados. O objetivo do presente trabalho é avaliar e quantificar a amplificação e a expressão do gene HER2 em amostras de carcinoma do tecido mamário. Para tanto, serão analisadas oitenta e quatro amostras de tecido tumoral e plasma coletadas de pacientes voluntárias nos Hospitais São Lucas da PUCRS – Porto Alegre-RS e Hospital Universitário da UFSM – Santa Maria-RS. Para a extração do DNA Circulante Livre de Célula (cfDNA) será realizada a padronização de extração utilizando beads magnéticas.  Após a padronização da extração de cfDNA, será realizada a amplificação e quantificação do gene de interesse pela técnica de Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real (qPCR). Este trabalho busca contribuir para uma melhor compreensão do papel e do mecanismo de ação do gene HER2 no carcinoma mamário humano.

Palavras-chave


câncer; cfDNA; HER2

Referências


Sakai, H. T. (2018). HER2 genomic amplification in circulating tumor DNA and estrogen receptor positivity predict primary resistance to trastuzumab emtansine (T-DM1) in patients with HER2-positive metastatic breast cancer. Breast Cancer, 605–613.

Mishima, Y., & Matsusaka, S. e. (2017). Detection of HER2 Amplification in Circulating Tumor Cells of HER2-Negative Gastric Cancer Patients. Breast Cancer, 341–351.