Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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DIÁLOGOS A PARTIR DO TROPICALISMO: DANÇA COMO ESPAÇO DE EXPRESSÃO
Anna Clara da Silveira WEISS, SILVIA Da Silva LOPES

Última alteração: 2019-05-31

Resumo


O presente projeto de ensino foi realizado através do PIBID núcleo de Dança e Música da UERGS, no componente de Artes da EEEF Adelaide Sá Brito, no semestre 2018-2. As atividades ocorreram com alunos do 8º ano e buscou-se tratar de assuntos que diariamente são silenciados e invisibilizados no currículo. Decidiu-se trabalhar a partir do tropicalismo (movimento cultural brasileiro que misturou manifestações artísticas tradicionais a inovações estéticas radicais) para criar um processo em dança envolvendo também outras áreas das Artes. Buscou-se construir um espaço de conversas no qual os alunos pudessem compartilhar suas inquietações acerca de assuntos como gênero, raça, classe e pluriculturalidade. O projeto aconteceu em quatro aulas e teve como objetivo geral uma produção cênica em dança. A partir dos exercícios realizados em aula, os alunos puderam explorar movimentos e gestos do cotidiano como modo de composição de uma persona, que é uma identidade construída que permite expressar-se sem perder a sua individualidade. Dessa forma, foram realizadas atividades em dança que possibilitavam a percepção de si e do outro ​juntamente com a criação de partituras de movimentos, assim como produção de personagens e cenas, utilizando-se também de observações e registros. Apesar das atividades de dança serem inéditas para os alunos, o fato de estarem focadas em questões que lhes atravessavam, os motivaram a participarem. Ainda que não alcançado o objetivo final, a criação cênica, todo o processo de realização do projeto trouxe aprendizados tanto para os bolsistas quanto para os alunos. A cada final de aula os alunos compartilhavam como haviam se sentido e assuntos como gênero, homofobia e machismo marcaram esses relatos. Chegou-se à conclusão de que a dança na escola pode abrir espaços para expressão, diálogo e reflexão sobre questões que em outros componentes não são abertos. Ao final do semestre verificou-se mais disponibilidade para a dança, respeito, amadurecimento e união da turma.

Palavras-chave


Ensino de Dança; Diálogo; Tropicalismo.

Referências


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