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O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: ARTICULAÇÕES COM A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ivana Almeida SERPA, Rochele da Silva SANTAIANA

Última alteração: 2019-05-20

Resumo


O presente trabalho desenvolve-se com base em um relato da prática de ensino realizado no Estágio supervisionado em Educação Infantil, como componente curricular do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, campus Alegrete. As atividades docentes realizaram-se em uma Escola Municipal de Educação Infantil de Alegrete, com uma turma de Nível A correspondente à faixa etária de 4 e 5 anos, com um projeto pedagógico voltado ao folclore. Metodologicamente, o estudo estruturou-se em três etapas: a) observações na instituição de ensino; b) estudo bibliográfico e legal a fim de dar suporte teórico a respeito do campo da Educação Infantil; c) práticas pedagógicas com as crianças tendo como metodologia de trabalho a Pedagogia de Projetos. Conclui-se, que o estágio em Educação Infantil representou intensas reflexões acerca do reconhecimento da docência na formação dos sujeitos e da constituição da identidade profissional.


Palavras-chave


Estágio; docência; Educação Infantil.

Referências


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