Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
PROFESSOR REGENTE E PROFESSOR DE AEE: SABERES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA:
Fernanda Barcelos MACHADO, Viviane Machado MAURENTE

Última alteração: 2019-06-07

Resumo


 

Essa pesquisa faz parte do trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em São Luiz Gonzaga e tem como objetivo geral verificar como se efetiva a prática pedagógica do professor regente com o professor do Atendimento Educacional Especializado/AEE nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E como objetivos específicos: - descobrir os saberes que fazem parte do trabalho pedagógico do professor regente com o professor do AEE; - descrever como ocorre a prática pedagógica entre esses dois profissionais; - contribuir com o processo de inclusão dos alunos que necessitam do Atendimento Educacional Especializado. A interação professor regente e professor do Apoio Educacional Especializado/AEE é fundamental para o processo de inclusão e aprendizagem escolar, qualificando o planejamento das práticas educativas adequadas aos alunos deficientes e que possuem dificuldades de aprendizagem. Ao discutir saberes docentes julga-se importante refletir junto as escolas quando da interação professor regente a professor do AEE. Como aporte teórico será utilizado Borges(2004), Brizolla (2009), Correia (2003), Tardf (2002), Zabala (1998). Essa pesquisa será de cunho qualitativa, exploratória e descritiva, contanto com entrevistas semi estruturadas juntos aos professores regentes e professores do AEE de uma escola municipal. A análise dos dados que será realizada a partir da triangulação dos dados encontrados com o referencial teórico. Tem-se como hipótese que a interação do professor regente com o professor do AEE na construção das aulas, planejamento, avaliação dos alunos inclusos ainda é muito frágil, está em processo de construção e quanto aos saberes docentes que constituem esse processo acredita-se que o saber disciplinar é muito forte, mas espera-se que outros saberes apareçam como sendo fundamentais nesse processo. Espera-se com os resultados contribuir para a qualificação da prática pedagógica e interação entre esses profissionais, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem de estudantes que tenham alguma deficiência ou que necessitem de apoio educacional especializado.

 


Palavras-chave


Práticas Pedagógicas; Professor Regente; Professor AEE.

Referências


REFERÊNCIAS

BORGES, Cecilia Maria Ferreira. O Professor de Educação Básica e seus Saberes Profissionais. JM Editora: Araraquara, 2004.

BRIZOLA, Para além da formação inicial ou continuada, a formação permanente: o trabalho docente cooperativo como oportunidade para a formação docente dos professores que atuam com alunos com necessidades educacionais especiais. 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: [s.n.], 2009.

CORREIA, L. M., & Martins, A. P. L. (2002). Inclusão: Um guia para educadores e professores. Col. Necessidades Educativas Especiais. Braga: Quadrado Azul.

TARDIF,  Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Editora Vozes: Petrópolis, 2002.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Editora Artmed, 1998