Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE DAS PIBIDIANAS NO CURSO NORMAL
Nelci Marlene OLIVEIRA SCHNEIDER, Karolaine HORBACK, Natália OLIVEIRA DOS SANTOS, Caroline NIMITT DOS SANTOS, Janice FÁTIMA PREUSS DA CRUZ, Viviane Machado MAURANTE

Última alteração: 2019-06-10

Resumo


O presente trabalho é um recorte do projeto educacional intitulado “Ateliê educativo: a arte da leitura e produção textual” que tem com o objetivo geral:  incentivar a leitura e a produção textual através de oficinas recreativas, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). No qual apresenta reflexões sobre a proposta pedagógica das estudantes pibidianas do curso de Graduação em Pedagogia, nas turmas do 1º e 2º Ano do Curso Normal no ano de 2018, no Instituto Estadual de Educação Professor Osmar Poppe, no município de São Luiz Gonzaga. Neste sentido, as reflexões abordam a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no qual visam a troca de conhecimentos fundamentais na construção do saber docente e possibilita relacionar a teorização adquirida na academia com a prática docente na sala de aula. O percurso metodológico de trabalho ancora-se na pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa de campo, sendo realizada durante os quatro últimos meses do referido ano, por meio da inserção das bolsistas na escola e de intervenções pedagógicas voltadas para o Curso Normal. Para a fundamentação teórica foram utilizados os seguintes autores: Paulo Freire (2013), Vygotsky (1984), Prado (1996), Martins (1984) entre outros. Referente a este projeto foram realizados diversas atividades que envolveram tanto a escrita como a oralidade sendo explorado por meio de oficinas recreativas realizadas com o Curso Normal, no qual tem como escopo confeccionar materiais didáticos pedagógico. Desse modo, acredita-se na relevância do PIBID como uma oportunidade que qualifica a formação docente, ao inserir o graduando no âmbito escolar, pois permite um conhecimento mais amplo da realidade educacional e dos desafios da profissão de professor. Além disso, por meio do subprojeto é possível fortalecer/ qualificar os conhecimentos dos acadêmicos construindo uma ponte com a realidade escolar, garantindo por meio da bolsa de incentivo a docência, uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos, experiências, momentos de aprendizagem e troca de saberes.


Palavras-chave


Pibid; Perspectivas; Desafios; Curso Normal.

Referências


FREIRE, Paulo. ......................................

MARTINS, ........................

PRADO, ..........................

VYGOTSKY, ........................................