Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SOLOS NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO NOROESTE GAÚCHO
Eduardo CANEPELLE, Darlan Weber da SILVA, Thaniel Carlson WRITLZ, Marciel REDIN

Última alteração: 2019-06-24

Resumo


Objetivo do trabalho foi difundir e analisar os conhecimentos de estudantes do ensino médio de Três Passos/RS sobre morfologia, gênese, pedologia e conservação do solo. Foram realizadas ações de extensão com 61 estudantes no ano de 2018, de três escolas de ensino médio. Os conhecimentos básicos dos estudantes foram verificados através das seguintes perguntas: Qual é o conceito de solo? Como ocorre formação do solo? Quantos anos são necessários para formação de 1 cm de solo? Quais são as principais formas de degradação do solo? Os resultados mostraram que apenas 16% dos estudantes possuem conhecimento do conceito de solo, 57% não sabem como ocorre a formação do solo e 100% não possuem conhecimento sobre tempo necessário para formação do solo. No entanto, 84% mostraram possuir conhecimento sobre as principais causas da degradação do solo. Portanto, torna-se necessário o desenvolvimento de novas ações de difusão da ciência do solo na região.



Palavras-chave


Formação do solo; Conceito de solo; Formas degradação

Referências


CANEPELLE, E. et al. Ciência do solo nas escolas de ensino fundamental e médio. Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável, v. 8, n. 3, 41-50, 2018.

CUSTÓDIO, R. et al. Microbiologia do solo no ensino médio de Lavras, MG. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 36, n. 1, p. 295-306, 2012.

DIECKOW,J. Conservação do água e solo. In: LIMA,R.M. Conhecendo os solos: abordagem para educadores do ensino fundamental na modalidade à distância. Curitiba: Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2014. p.131-144

EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema Brasileiro de Classificação de solos. Embrapa Produção de Informação, 3.ed. p.353, 2013.

GUERRA, A. J. T. & JORGE, M. C. O. (Ed.). Degradação dos solos no Brasil. Bertrand Brasil, 2014. p. 22.

LIMA, C. V. et al. O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio. 1ed. Curitiba: Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2007. 130p.

LIMA, C. V. & LIMA, R. M. Formação do solo. In: LIMA, C. V. et al. O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. 1ªed. Curitiba: Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2007. p.1-10.

PERUSI, M. C. & DE SENA, C. C. R. G. Educação em solos, educação ambiental inclusiva e formação continuada de professores: múltiplos aspectos do saber geográfico. Entre Lugar, v.3, n.6, p.153-164, 2012.


Texto completo: PDF