Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
VIVÊNCIA JUNTO AOS GUARDIÕES DO BANCO DE SEMENTES CRIOULAS DO GRUPO DE AGROECOLOGIA GAIA E “I FEIRA DE TROCA DE SABERES E SEMENTES CRIOULAS DA UERGS REGIÃO V”
Diulie Fernada Almansa da COSTA, Felipe Henrique HUFF, Diego Teixeira de OLIVEIRA, Janaina Tauil BERNARDO

Última alteração: 2019-05-31

Resumo


A união dos conhecimentos técnicos/acadêmicos e os conhecimentos empíricos dos agricultores se fundemproporcionando a construção de um paradigma na estruturação do desenvolvimento rural, observando acultura dos agricultores e sua relação com o meio onde estão inseridos. O projeto teve como objetivo entre2017 e 2018 contribuir para a garantia da segurança e soberania alimentar de agricultores familiares na regiãode Cachoeira do Sul. Em 2017 foram desenvolvidas ações de extensão junto a agricultores familiares, comfoco em cinco famílias guardiãs de sementes crioulas. Em primeiro momento foi realizado um levantamentosobre as sementes do banco comunitário sob a guarda do Grupo de Agroecologia Gaia da Uergs Região V.Durante o ano estes agricultores foram acompanhados com visitas técnicas na perspectiva de contribuir com o
plantio, manejo, colheita e armazenamento das sementes, além do bolsista registrar os conhecimentos que osagricultores possuem a cerca de cada cultura, evidenciando as formas de armazenagem. Tais agricultoresforam destacados a partir de suas aptidões para a reprodução de diferentes culturas, entre elas tomate,amendoim, feijão, milho, adubos verdes, entre outras. Em decorrência das ações do projeto, os agricultoresdemonstraram interesse em aspectos de cultivo sem o uso de agrotóxicos e por isso foram organizadas açõesde formação agroecológica em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), como: utilização dequebra ventos, revolvimento mínimo do solo, preservação de áreas de mata nativa, plantio em sistema deagroflorestas, adubação verde e produção de composto orgânico. Esses agricultores passaram a apoiar oprojeto como guardiões de referência no município a cerca das cultivares que produzem. Atualmenteparticipam de feiras de troca de sementes em municípios da região e, a partir da com o STR, o projeto ganhoumaior visibilidade possibilitando continuidade e ampliação do projeto. A nossa perspectiva futura é levar obanco de sementes para o interior do município em reuniões de troca sob a liderança dos guardiões de cadalocalidade, e possibilitar que os conhecimentos tradicionais de cultivo dessas sementes possam ser passadosvia metodologia campesino a campesino, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.


Palavras-chave


Agricultura Familiar; Soberania; Desenvolvimento Rural

Referências


ALTIERI, M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. 3.ed. São Paulo: Expressão Popular,2012.

FREIRE, Paulo.Extensão ou comunicação? 7ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.