Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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LETRAMENTOS E LINGUAGENS: (IN) FORMAÇÃO INTEGRADA À EDUCAÇÃO- 2ª EDIÇÃO
Pamela OLIVEIRA CASTRO, Veronice Camargo da SILVA

Última alteração: 2019-05-29

Resumo


Não é difícil compreender que a preocupação central com a aprendizagem da escrita, sobretudo quando pensada em termos de ensino de língua materna, levaria em pouco tempo à compreensão de que ela não estava sozinha nas exigências contemporâneas de inserção e atuação dos indivíduos em uma sociedade cada vez mais complexa. Dessa forma, não existe um letramento, mas letramentos no plural. Além disso, há contextos e textos que apresentam outra maneira de relacionamento específico com a escrita ou com a linguagem. A partir desse entendimento, o presente projeto de extensão tem por objetivo desenvolver debates reflexivos relacionados aos aspectos teóricos e práticos das concepções de letramentos e linguagens integrados à educação. Focam-se as diferentes formas de relação com a leitura e a escrita pelo seu aspecto social, levando-se em consideração o contexto e uso na diversidade da inclusão. O presente projeto de extensão tem por intuito levantar discussões sobre os letramentos e linguagens e, a partir desses debates, desenvolver pesquisas voltadas à educação. Essas pesquisas são desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de Pedagogia de uma universidade pública do RS. O projeto está em sua fase inicial, no entanto, é possível inferir que os acadêmicos têm a oportunidade de discutir assuntos relevantes para sua futura profissão, bem como se tornarem pesquisadores de aspectos relacionados às linguagens e aos letramentos. Sabe-se o quanto é necessário ter um olhar de pesquisador já na graduação com o intuito de continuidade na vida docente, por isso, esse projeto, a partir de debates e discussões, pode contribuir para que o acadêmico se torne um investigador de questões voltadas aos letramentos e linguagens relacionados à educação, educação no meio universitário, escolar, entre outros lugares que circulam os saberes. Os acadêmicos têm a oportunidade de desenvolverem a escrita e leitura de textos científicos, relevantes para sua vida acadêmica.



Palavras-chave


Leitura; escrita; diversidade