Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
COOPERAÇÃO E CONQUISTA DE MERCADOS: O CASO DA ASSOCIAÇÃO CACHOEIRENSE DE APICULTORES NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL – RS
Luan da Silva FREITAS, Suzane da Rosa CASTRO

Última alteração: 2019-05-20

Resumo


O cooperativismo é um movimento que se fortalece no mundo todo por promover o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo (economia moderna), gerando o bem-estar social dos indivíduos e da sociedade em que está presente. Sua finalidade é viabilizar e desenvolver atividades de consumo, produção, crédito, prestação de serviços e comercialização de acordo com os interesses de seus cooperados. O objetivo social de uma cooperativa de consumo é a defesa econômico-social dos seus associados, por meio de ajuda mútua e, para o cumprimento das suas finalidades, opera, basicamente, na aquisição de gêneros alimentícios, artigos de limpeza e uso pessoal, fornecendo-os aos seus associados. Para tanto, este trabalho tem como principal objetivo descrever o funcionamento da Associação Cachoeirense de Apicultores – ACAPI, localizada no município de Cachoeira do Sul – RS. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa, onde o instrumento de coleta de dados foi um formulário semi-estruturado, o qual foi aplicado por meio de entrevistas com o presidente da associação. A ACAPI é uma organização social fundada no ano de 2000, que trabalha com apicultura e manejo de mel, além de comercializar mel em natura e cera. Possui, ainda, 19 associados e 3 funcionários, atuando em vários municípios do estado. Desde o início da associação ocorreram mudanças entre as quais se destacam o reconhecimento dos sócios e o aumento de oportunidades de participação em cursos.   Além disso, houve um aumento significativo no número de associados e segurança do produto comercializado, especialmente pela obtenção dos registros de sanidade e certificação do mel, o que contribuiu para a conquista de mercados consumidores. Conclui-se que há uma grande importância desta associação para a união em bem comum de todos os apicultores da região, os mesmos se profissionalizaram e deixaram de pertencer a ilegalidade, trabalhando por um só objetivo pelo bem de todos. Apesar das dificuldades de mercado e adaptação dos produtores no início, a mesma obteve, ao longo do tempo, satisfação em fazer parte de um mercado organizado e com alto faturamento com produtos de alta qualidade.

Palavras-chave


Associação; Mel; Produtor; Agricultura Familiar; Associatismo e Cooperativismo.

Referências


ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO. Surgimento do cooperativismo moderno. Disponível em: http://www.cooperabaete.com.br/site/wp-content/uploads/2013/05/associativismo_e_cooperativismo.pdf. Acesso em 18 de Novembro de 2018.

FRANTZ, W. Associativismo, Cooperativismo e Economia Solidária. Disponível em: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/963/Associativismo,%20cooperativismo%20e%20economia%20solid%C3%A1ria.pdf?sequence=1. Acesso em 19 de Novembro de 2018.

GERAÇÃO COOPERAÇÃO. Como surgiu o cooperativismo. Disponível em: http://geracaocooperacao.com.br/como-surgiu-o-cooperativismo/. Aceso em 18 de Novembro de 2018.

PORTAL DO COOPERATIVISMO FINANCEIRO. Os 7 princípios do cooperativismo. Disponível em: https://cooperativismodecredito.coop.br/cooperativismo/historia-do-cooperativismo/os-7-principios-do-cooperativismo/. Acesso em 18 de Novembro de 2018.

SEBRAE. Diferença entre associação e cooperativa. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-as-diferencas-entre-associacao-e-cooperativa,5973438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso em: 18 de Novembro de 2018.

SISTEMA OCB. História do cooperativismo. Disponível em: https://www.ocb.org.br/historia-do-cooperativismo. Acesso em: 18 de Novembro de 2018.

ZANLUCA, J, C. Como funcionam as cooperativas. Disponível em: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/cooperativas.htm. Acesso em 18 de Novembro de 2018.