Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
VALORAÇÃO DOS RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS GERADOS NA REGIÃO DO ALTO URUGUAI PELA DETERMINAÇÃO DO TEOR DE XILANA
Valéria de BORTOLI, Daniela Mueller de LARA, Andre De Lima CARDOSO, Silvia Santin BORDIN, Evelise dos SANTOS, Joyce Cristina Gonçalvez ROTH

Última alteração: 2019-06-21

Resumo


Utilização de resíduo agroindustrial mostra-se uma alternativa de destaque na busca de novas tecnologias e métodos, pois alinha o baixo custo de obtenção, com materiais ricos em substâncias bioativas, assim como, serem obtidos de fontes renováveis e diminuir impactos ambientais negativos. A xilana é o principal polissacarídeo da hemicelulose e assume a segunda colocação em termos de disponibilidade na biomassa vegetal. Devido à grande potencialidade da conversão da xilana em produtos de valor comercial, ela passa a ser interessante sob o ponto de vista industrial. Esse trabalho objetiva permitir a valorização dos resíduos agroindustriais gerados na região do Alto Uruguai pela determinação do teor de xilana presente na porção hemicelulolítica da biomassa residual. Para isso, a metodologia é composta por : (a) Levantamento bibliográfico sobre o objeto de pesquisa, empregando o uso do software VOSviewer versão 1.6.6; (b) Estudo e quantificação dos principais resíduos agroindustriais gerados na região do Alto Uruguai, Rio Grande do Sul, através de consulta a banco de dados do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística e setores responsáveis pela gestão de resíduos nos principais municípios da região; (c) Seleção e caracterização físico-química dos resíduos agroindustriais selecionados através do teor de umidade, pH e cinzas pela adoção de métodos clássicos, e lignina, celulose e hemicelulose por meio de hidrólise ácida e determinação de açúcares redutores; e (d) Extração química, precipitação e quantificação da xilana obtido pelo percentual de recuperação. Os resíduos serão avaliados quanto a sua produção e destinação final, sendo selecionados aqueles que apresentarem maiores riscos ambientais avaliados através do potencial poluidor do resíduo e sua severidade em caso de ocorrência (leve/tolerável, moderado, sério ou grave). Com o perfil agroindustrial da região, acredita-se que essa proposta permitirá a disponibilização de alternativas sustentáveis, atendendo as premissas ambientais de preservação ambiental e de gestão de resíduos, além de valorização da biomassa residual pela quantificação do teor de xilana. A xilana, pode apresentar potenciais usos na área alimentícia, farmacêutica, biocombustíveis e bioprodutos.


Palavras-chave


biomassa residual; hemicelulose; bioprodutos

Referências


GARG, A. Evaluation of different agricultural residues for productivity and morphological variations in oyster mushrooms (Pleurotus spp.). Internet Journal of Microbiology, Haryana/India, p. Volume 12, 1 jan. 2013. Disponível em: https://www.scopus.com/record/display.uri?eid=2-s2.0-84886820350&origin=inward&txGid=08e2ae2b680eef1ad4596d8f45f7f1c5. Acesso em: 25 abr. 2019.

JESUS, A. P. et al. USO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS NA PRODUÇÃO DE XILOSE. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 2017, Gramado/RS. Anais [...]. Gramado/RS: ABQ - Associação Brasileira de Química, 2017. Disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2017/trabalhos/3/12573-23724.html. Acesso em: 18 abr. 2019.

KIRAN, E. ; AKPINAR., O.; BAKIR, U. Improvement of enzymatic xylooligosaccharides production by the co-utilization of xylans from different origins. Food and Bioproducts Processing, Ankara/Turquia, p. 565-574, 1 dez. 2013. Disponível em: https://www.scopus.com/record/display.uri?eid=2-s2.0-84888640771&doi=10.1016%2fj.fbp.2012.12.002&origin=inward&txGid=6c3f464ba2ce6d8232ba844953963ce7. Acesso em: 26 abr. 2019.