Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO INTEGRAL, TEMPO INTEGRAL E PRÁTICAS INTERSETORIAIS: OS DISCURSOS SUBJETIVADOS POR DOCENTES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
Anna Laura Kerkhoff CRISTOFARI, Ivana Almeida SERPA, Rochele da silva SANTAIANA

Última alteração: 2019-05-20

Resumo


O objetivo deste  trabalho de pesquisa é estudar e evidenciar os discursos produzidos pelos docentes quanto a Educação integral, tempo integral e jornada ampliada . Justifica-se essa pesquisa por: a)  os efeitos que os Programas Mais Educação e Novo Mais Educação, geraram nas redes quanto a percepção da jornada ampliada; b) a implementação no Rio Grande do Sul do projeto de Escola  Integral na rede estadual. Metodologicamente, destaca-se como lócus de pesquisa uma escola do  município de Alegrete onde foi implementado o Programa Escola em Tempo Integral, que está em consonância com o Plano Estadual de Educação. Foram realizados questionários com docentes da referida escola. Considera-se ao término da pesquisa que os docentes reconhecem a importância  da Educação Integral na formação dos sujeitos, mas que a falta de recursos humanos e aporte financeiro pode prejudicar a proposta. Sendo também necessário formação específica sobre a temática para fortalecimento da proposta pedagógica.


Referências


BRASIL. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm >. Acesso em: 17/03/2019.

 

BRASIL. PORTARIA Nº- 1.144, DE 10 DE OUTUBRO DE 2016. Institui o Programa Novo Mais Educação, que visa melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental. Diário Oficial da União, nº 196, 2016.

 

BRASIL. Programa Novo Mais Educação: Documento Orientador. Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica, 2016.

 

COELHO, Lígia Martha C. da Costa. História(s) da Educação Integral. 2009.

 

FOUCAULT, Michel. A Governamentalidade. In: ______. Microfísica do Poder. 2003.

 

MENEZES, Janaína S. S. Educação Integral & Tempo integral na educação básica: da LDB ao PDE. In: COELHO, Lígia Martha da Costa (org.). Educação Integral em Tempo Integral: estudos e experiências em processo. 2009.

 

VEIGA-NETO. Governo ou Governamento. 2005.


Texto completo: PDF