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PROJETO: EXPERIENCIAS DO BRINCAR E SUAS MULTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Claudia de Camargo Barbosa FORMOSO, Andreia do Nascimento SANTOS

Última alteração: 2019-06-21

Resumo


O presente trabalho aborda as reflexões práticas do Projeto Pedagógico do Estagio Supervisionado I- Educação Infantil, desenvolvido em 2018, na turma do Maternal II, com  crianças de três e quatro anos na Escola Municipal Educação Infantil Santa Luzia, no Município de Osório/RS. Teve como objetivo geral, desenvolver práticas pedagógicas que oportunizem momentos de faz de conta, descobertas, interpretação, narração e expressão, promovendo aprendizagens das crianças por meio de diferentes formas do brincar e a criação e expressões artísticas em suas múltiplas linguagens. As abordagens pedagógicas foram inspiradas na pedagogia da escuta, criada pelo pedagogo Lóris MALAGUZZI (1920-1994). Nossas praticas foram pautadas nos saberes e conhecimentos construídos pelas crianças, com linguagens diferenciadas, integrando-os aos Cinco Campos das Experiências (BNCC, 2017),  pautados na escuta com histórias,  narrações, diferentes gêneros literários, diferentes linguagens, como a música, expressão corporal e sonoro,  emoção e linguagem, motricidade, teatro e  brincadeiras de faz de conta, jogos pedagógicos,  curiosidades sobre o mundo físico, as transformações da natureza, relações com o mundo sociocultural. Ao ampliar as múltiplas linguagens, as atividades promoveram experiências de fala e escuta, potencializando os eixos da participação individual e coletiva, como as interações, fantasias do real, imaginação, comunicação e suas percepções de mundo, ampliando saberes entre seus pares, como protagonistas de suas aprendizagens, mediadas pela docência.


Palavras-chave


Palavras-chave: Educação Infantil. Experiências infantis. Múltiplas Linguagens. Práticas pedagógicas.

Referências


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