Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE UM PIRANÔMETRO TÉRMICO
Renan Vinicius de Barros BECKER, Marcos Vinicius de Mello Inhaquites dos SANTOS, Fabiano Perin GASPARIN

Última alteração: 2019-05-10

Resumo


A análise da disponibilidade da radiação solar é o fator mais importante para qualquer projeto de aproveitamento da energia solar, e para tanto são necessárias medidas de radiação solar em longos intervalos de tempo para obter dados representativos.Dentre os instrumentos utilizados para medidas da radiação solar merece destaque o piranômetro térmico. Os piranômetros são classificados em três classes: Classe A, Classe B, e Classe C. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento e caracterização de um protótipo de piranômetro térmico que produzisse medições comparáveis a de um piranômetro de Classe B. A construção do protótipo produziu um instrumento de aparência similar ao piranômetro Classe B, e apresentou erro médio de medição de 0,8498% em relação ao piranômetro Classe B. A principal contribuição tecnológica deste projeto foi o desenvolvimento de um piranômetro comparável à Classe B com construção nacional e custo inferior ao importado

Palavras-chave


Instrumentação; Inovação; Energia Solar

Referências


COUTO, E. &ALVES, L.Medição Do Coeficiente Seebeck de Amostras Semicondutoras a Base De Si-Ge. Conference Paper VI SEMEL. 1998.

 

DUFFIE, J.&BECKMAN, W. Solar Engineering of Thermal Processes 4ª ed. 2013.

 

EPE, Empresa de Pesquisa Energética.Expansão da Geração - Empreendimentos Fotovoltaicos - Instruções para solicitação de cadastramento e habilitação técnica com vistas à participação nos leilões de energia elétrica nº EPE-DEE-RE-065/2013-r1. Rio de Janeiro. 2014.

 

EPE, Empresa de Pesquisa Energética. Energia Renovável: Hidráulica, Biomassa, Eólica, Solar, Oceânica. Rio de Janeiro. 2016.

 

FIORIN, Daniel V. et al. Aplicações de redes neurais e previsões de disponibilidade de recursos energéticos solares. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, pp.01-20, mar. 2011.

 

INPE. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Atlas Brasileiro de Energia Solar 2.ed. São José dos Campos. 2017. Disponívelem: http://labren.ccst.inpe.br/atlas_2017.html

 

ISO. International Organization for Standardization. ISO 9060 - Solar energy -- Specification and classification of instruments for measuring hemispherical solar and direct solar radiation. 2018.


Texto completo: PDF