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EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE LEITORES NA REVISTA CACIQUE: ENDEREÇAMENTOS – FASE III
Tiago PEDROSO, Lindseiara de Oliveira PERES, Ana Carolina Bernardo CECONELLO, Ana Maria Bueno ACCORSI

Última alteração: 2019-06-21

Resumo


O estudo focaliza-se no projeto sobre a compreensão e análise do papel sócio educativo da Revista Cacique. Passadas as fases de rastreamento, digitalização e início da análise de conteúdo, fez-se necessário aprofundar os estudos. Pretende-se ampliar o entendimento sobre o modo como seus leitores são pensados, nas suas posições de sujeitos, expandindo a compreensão sobre os endereçamentos. O trabalho acontece sob a luz de teorias de análise do discurso e de estudos culturais. Usa-se como amostragem os exemplares de 1954 e 1963, o primeiro e o último do periódico, para descrever a quem os textos são endereçados e o uso que o leitor faz deles, comparar as abordagens e os pontos de vista presentes nas duas edições. São questões que remetem a continuidade e à construção social da educação e estão diretamente ligados às etnias, ao gênero, às faixas etárias, às religiões e ideologias políticas na formação de leitores

Palavras-chave


Revista Cacique;Formação do leitor; Endereçamentos

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