Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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SERVICE LEARNING – ENSINO E APRENDIZADO À SERVIÇO DA SOCIEDADE
Léo Pinheiro RODRIGUES, Flavia Ferro CAUDURO

Última alteração: 2019-06-18

Resumo


Introdução: o Service Learning é um projeto da Pró-reitoria de extensão e assuntos comunitários (PROEX) da PUCRS, que consiste em uma metodologia que coloca ensino e aprendizagem à serviço da comunidade, a fim de proporcionar experiências de aprendizado pragmáticas e progressivas, ao mesmo tempo que atende às necessidades da sociedade. Métodos: A utilização da metodologia Service Learning visa integrar a vivência do ensino com a prática, propondo atividades de extensão por via da elaboração de projetos pelos alunos, com a supervisão dos professores, conforme as necessidades e demandas reais da comunidade. Foi realizada uma pesquisa aplicada e revisões bibliográficas que serviram de apoio para o planejamento, elaboração de materiais e análise de dados. Assim, operacionaliza-se um currículo teórico-prático que permite disponibilizar para um público externo o conhecimento e a pesquisa gerados na Universidade. A interação com os parceiros é viabilizada por meio do auxílio de uma equipe técnica de profissionais da Universidade através de captação de organizações que buscam soluções específicas. O papel do professor se dá através de uma mediação e acompanhamento das atividades desenvolvidas em sala de aula visando a entrega de soluções para estas demandas. Esta maneira de trabalhar em sala de aula estimula o surgimento de soluções inovadoras para problemas reais, propiciando aos alunos o desenvolvimento do pensamento criativo e sistêmico aplicado. Ao final da disciplina, são apresentados para as organizações os projetos para aperfeiçoar a atuação da mesma de acordo com a temática da disciplina, gerando um resultado positivo para todos os envolvidos - alunos, professores e organizações. Objetivos: promover engajamento nas atividades das disciplinas; desenvolver habilidades sócio emocionais que permitam ao estudante posicionar-se como desenvolvedor de soluções para problemas e demandas sociais diversas; promover a aplicação de empreendedorismo e inovação em qualquer área do conhecimento; estimular o aprendizado na prática. As atividades acontecem em sala de aula, com supervisão dos professores e participação dos parceiros. Resultados parciais: com essa proposta, a PUCRS colocou em prática o Service Learning, no segundo semestre de 2016, gerando, até 2018/1, parecerias com 71 turmas, 56 disciplinas, 49 professores, 2465 alunos e 132 organizações de diversas áreas do conhecimento.

Palavras-chave


Service learning; Ensino e aprendizagem; Extensão universitária.