Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
AGRICULTURA FAMILIAR E SEGURANÇA ALIMENTAR NAS ESCOLAS: OFICINAS NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL – RS
Thiago Rodrigues de FREITAS, Natacha Pedroso ALVES, Amanda Refosco PORTO, Marcelito CAVALHEIRO, Chaiane Leal AGNE

Última alteração: 2019-06-03

Resumo


O projeto intitulado “agricultura familiar e segurança alimentar nas escolas: oficinas no município de Cachoeira do Sul – RS” busca trazer a temática de valorização do espaço rural por meio de atividades e dinâmicas. A metodologia desenvolvida na realização das oficinas parte do entendimento da construção coletiva como forma de aprendizagem, tendo referência para execução das atividades propostas, a obra de autoria de Paulo freire (2003) “Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Portanto no ano de 2018, o público participante das oficinas correspondeu a 438 alunos de escolas públicas localizadas na zona rural e urbana do município. Dessa forma, o desenvolvimento da parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), especificamente com a Coordenadoria de Projetos Educacionais demonstra a importância da inserção da Universidade na comunidade, desenvolvendo um papel de contribuição com o desenvolvimento rural e regional.


Palavras-chave


Oficina; Agricultura Familiar; Cachoeira do Sul

Referências


BRASIL. MINISTÉRIO DA PECUÁRIA, AGRICULTURA E ABASTECIMENTO. Secretária da agricultura familiar e cooperativismo. Agricultura familiar no Brasil é 8° maior produtora de alimento do mundo. Disponível em <http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/agricultura-familiar-do-brasil-%C3%A9-8%C2%AA-maior-produtora-de-alimentos-do-mundo> acesso em 02 de maio 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. (IBGE). Cachoeira do Sul. Panorama. Disponível em <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/cachoeira-do-sul/panorama> acesso em 02 de maio de 2019.


Texto completo: PDF