Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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ABSENTEÍSMO EM TURMAS DO INGLÊS SEM FRONTEIRAS NO CAMPUS CENTRAL DA UERGS
Vinicius da Silveira SURIS, Magali de Moraes MENTI

Última alteração: 2019-06-12

Resumo


Poucas línguas no mundo alcançaram tamanha difusão mundial quanto à língua inglesa. Atualmente o domínio do idioma é um requisito importante em diversos setores, sobretudo na esfera acadêmica e profissional. Por isso, muitos universitários dedicam-se a estudar o Inglês na esperança de adquirir proficiência na língua. Nesse cenário, o governo brasileiro criou o projeto Inglês Sem Fronteiras na tentativa de propiciar aos alunos matriculados em instituições de ensino públicas a oportunidade de aprender o idioma. A unidade em Porto Alegre da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul é uma das instituições conveniadas ao programa ISF e está habilitada a oferecer encontros semanais para a aprendizagem da língua inglesa aos acadêmicos. O projeto encontra-se nos seus primeiros anos, mas já é possível perceber a existência de um certo padrão se repetindo a cada novo semestre. O número de alunos inscritos inicialmente é sempre superior ao número de alunos que de fato concluem o período letivo e garantem a obtenção do certificado do nível cursado. A partir dessa observação, pode-se constatar que os acadêmicos têm a tendência a deixarem de comparecer às aulas ofertadas e por consequência prejudicam a continuidade do aprendizado. Esta proposta tem como objetivo apresentar uma pesquisa que vise discutir e elucidar as causas desse absenteísmo nas turmas presenciais do Inglês sem Fronteiras no campus central da Uergs. Para tal, será realizado até o final do semestre atual o envio de um questionário online encaminhado aos alunos inscritos no programa para que haja a verificação das motivações que os levaram a deixar de frequentar as aulas. Espera-se que as respostas obtidas por meio do questionário auxiliem no esclarecimento da evasão desses alunos, possibilitando que possíveis soluções para essa problemática sejam encontradas. Almeja-se portanto que a pesquisa contribua para que casos assim não venham a se repetir na expectativa de consolidar o programa ISF de forma eficaz na Uergs.

Palavras-chave


ISF; Ensino de Língua Inglesa; Evasão Estudantil.