Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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O LABORATÓRIO COMO ESPAÇO NÃO-FORMAL DE ENSINO - UMA EXPERIÊNCIA PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA.
Marina Michelotto KLACEWICZ, Márcia BÜNDCHEN, Ângelo Cássio Magalhães HORN, Marilise Duarte Scherer ARONI, Diego HEPP

Última alteração: 2019-06-18

Resumo


No modelo tradicional de ensino, que valoriza a memorização de conceitos, muitas vezes o conteúdo é pouco contextualizado com a realidade.  Nas disciplinas de ciências e biologia - que trabalham com estruturas microscópicas, como células, tecidos e microrganismos - a utilização de equipamentos de microscopia é uma ferramenta com elevado potencial para o aprimoramento das aulas. Entretanto, muitas escolas não possuem esses equipamentos resultando em uma lacuna na formação científica dos alunos. Embora o laboratório seja historicamente considerado um espaço formal de ensino, a carência laboratórios adequadamente equipados nas escolas brasileiras determina que o acesso aos laboratórios externos possa ser interpretado como uma atividade realizada em um espaço não-formal de ensino. O programa de extensão Um Mundo Através das Lentes! (UMAL), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS, campus Porto Alegre) desenvolve desde 2016 atividades práticas no âmbito da microscopia, destinadas a complementar a formação científica de estudantes das escolas públicas que não dispõem de laboratório próprio. Nos laboratórios do IFRS, são utilizados métodos didáticos distintos do habitual escolar para o desenvolvimento de práticas baseadas nos conteúdos. Como forma de avaliação, ao término de cada aula, questionários de satisfação são respondidos pelos alunos. Estes resultados, somados à reflexão propiciada pelo desenvolvimento do programa ao longo de sua trajetória, indicam a maioria dos alunos avalia positivamente a proposta.  Respostas dos estudantes que descrevem sua motivação incluem: “gostei muito, as explicações foram ótimas”, “usar o microscópio ajudou muito a entender”, “aprendi a mexer no microscópio” e “atividade muito estimulante para revisar coisas, sendo inspiradora”. O programa “Um mundo através das lentes” permanece proporcionando experiências educativas aos alunos da rede pública e consequentemente contribuindo para a educação e o aprendizado científico de forma significativa.


Palavras-chave


Microscopia; Educação básica; Atividades práticas