Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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VAMOS BRINCAR
Paula Naiara RODRIGUES, Belsane MACEDO

Última alteração: 2019-06-21

Resumo


Este projeto  tem como objetivo principal, estabelecer a relação entre a dança e a música integrando o cotidiano dos participantes através de jogos interdisciplinares, estimulando a interação entre os alunos. Acredita-se que, ao término deste projeto os alunos ampliarão a concepção sobre espaço, ritmo, movimento corporal, criatividade, individualidade criativa e a trabalhar em grupo dividindo suas idéias e experiências. Durante a execução do projeto serão ministradas  aulas  práticas  e  teóricas para os alunos do 7º ano A e TA, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro João Muller, no interior da cidade de Montenegro, RS. Escola essa que abriga alunos de pais que trabalham em sua maioria no campo. Entende-se que podemos trabalhar interdisciplinaridade com jogos e materiais  recicláveis, motivando um acesso artístico independente do poder aquisitivo, reduzindo  o  consumo,  reutilizando, reaproveitando materiais, estimulando o criar com materiais alternativos.  Nesse sentido, buscamos estabelecer a relação da dança e da música, bem como, integrar o cotidiano dos participantes,  estimulando a interação entre os alunos, assim levando a compreensão da formação  de jovens cidadãos com auto-estima por estarem envolvidos em situações que exigem exijam  deles iniciativas em decisões individuais  e  em grupo, trabalhando a dança e música, com os participantes  em fase de adolescência.

Será estruturada na abordagem qualitativa, na utilização da pesquisa social e da pesquisa ação como métodos, e no uso do acolhimento de dados . Os referenciais utilizados para realizar a análise de dados por meio da análise de conteúdo, serão: perspectiva da profas dve dança Ana Lucia Beck, Monica Dantas, Maria Teresa Travi, Isabel Marques, da educação musical Viviane Beineke. Deste modo, ao acolher diferentes fontes entende-se que possibilitará mostrar o contexto interdisciplinaridade desvelando a importância do espaço inventivo no contexto escolar. Quanto a relevância, pois, acolher e tornar público esse material poderá ser fonte para futuros acadêmicos que queiram adentrar e entender esse espaço interdisciplinar.

 

 

 

 


Palavras-chave


Interdisciplinar, jogo, estimulo

Referências


Viviane Beineke

Ana Lucia Beck

Monica Dantas