Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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A AFETIVIDADE COMO COMPONENTE DA CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES NA ATUAÇÃO ESCOLAR
Nelci Marlene Oliveira SCHNEIDER, Arisa Araujo LUZ

Última alteração: 2019-06-17

Resumo


Este é o resultado parcial de pesquisas que venho realizando desde o ingresso no curso de graduação em Pedagogia-Licenciatura na UERGS, unidade universitária em São Luiz Gonzaga, e que se concretiza em meu trabalho de conclusão de curso - TCC. Este trabalho tem como tema pesquisar a dimensão afetiva na construção dos saberes docentes e tendo como hipótese de pesquisa “Será que a dimensão afetiva é constituinte dos saberes docentes, então como a afetividade é percebida nos saberes docentes na formação inicial? ” e tem como objetivo geral, compreender como a dimensão afetiva se entrelaça nos saberes docentes dos professores que atuam na educação infantil. Este trabalho ancora-se em autores que  abordam os saberes docentes e a afetividade entendida como dimensão fundamental na relação de ensino-aprendizagem escolar, neste estudo, nas escolas de educação infantil. Afetividade entendida como a qualidade de todos os fenômenos afetivos e a capacidade individual de experimentar o conjunto de fenômenos afetivos, conceito popularmente visto nos dicionários e que expressa o início de nossas pesquisas. Mesmo que empiricamente, compreendemos que  esses fenômenos exercem uma força no caráter de um indivíduo e tem papel crucial no processo de aprendizagem do ser humano, inicialmente e pela experiência profissional, afirmamos que professores conseguem fazer uma articulação dos saberes de sua formação e troca de vivências, mas quando essa aprendizagem acontece longe de uma reflexão crítica é só uma prática que será esvaziada de significado, ficando na vala comum do agir por amor. O percurso metodológico ancora-se na pesquisa qualitativa, que está sendo utilizada como instrumentos de pesquisa a observação participante, rodas de conversa, entrevistas semiestruturadas nos espaços da educação infantil. Por fim, acreditamos que esse trabalho de TCC poderá apontar caminhos para que sejam inseridos nos saberes docentes a afetividade, desde a formação inicial, não como mero afeto mas como busca por ensinar e aprender com amor e de forma crítica e consciente de seu ato de professorado.

 

 

 

 

 


Palavras-chave


Saberes Docentes; Afetividade; Educação Infantil