Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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ACEITAÇÃO SENSORIAL DE QUEIJO MATURADO NA CERVEJA NO MUNICÍPIO DE SÃO LUIZ GONZAGA-RS
Patricia Rohr PIRES, Thais de Matos MARQUES, Fernanda Leal LEÃES

Última alteração: 2019-06-07

Resumo


A produção de queijos diferenciados é uma alternativa quando se pretende conquistar o consumidor, diante de tanta variedade do produto. Dentre estes tipos de queijos, pode-se citar o queijo maturado na cerveja, produto que pode atrair consumidores que apreciam queijos e cervejas. Considerando a necessidade de inovação no mercado de produção de queijos para atrair novos consumidores, justifica-se o estudo, que tem como objetivo avaliar a aceitação sensorial de queijo maturado na cerveja. Os queijos do tipo meia cura foram elaborados no laboratório da UERGS na unidade em São Luiz Gonzaga. Na sua formulação foi utilizado leite pasteurizado integral e coalho, além de bactérias específicas para este tipo de queijo. Foram utilizadas para a maturação dos queijos dois tipos de cervejas artesanais, sendo uma do tipo IPA (Indian Pale Ale) e outra do tipo WEISS.  Os queijos foram submersos nos dois tipos de cervejas por intervalos de tempos de 36 e 72 horas, sob refrigeração. Após esse período os queijos ficaram refrigerados, sendo virados diariamente, por 10 dias. A análise sensorial dos queijos foi realizada com 48 provadores não treinados, alunos e professores da Universidade, utilizando-se escala hedônica de nove pontos para atributos aparência, cor, sabor e textura. Foi utilizado queijo meia cura não maturado na cerveja como controle. A aparência e cor foram os atributos que mais se destacaram, obtendo ambos o conceito “gostei muito”, com valores médios 7,7 e 7,4 respectivamente, para o queijo maturado na cerveja IPA por 36 horas. A característica de aroma obteve maior média de 7,2 com o conceito “gostei muito”, para o queijo Controle. As características de sabor e textura obtiveram ambas o conceito “gostei muito” com notas variando de 7 e 7,3 respectivamente, para o queijo maturado na cerveja WEISS por 72 horas. Desta forma, o queijo que obteve a melhor aceitabilidade quanto ao sabor foi o maturado na cerveja WEISS por 72 horas, demonstrando que algo original e inovador atiça ao paladar de todos, aumentando a atratividade e visibilidade do produto.

Palavras-chave


Inovação; Mercado; Paladar