Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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ENSINANDO A REDUZIR COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Laura Hornung PORTO, Ester Wolff LOITZENBAUER

Última alteração: 2019-06-18

Resumo


O descarte incorreto de grandes volumes de resíduos sólidos, especialmente o plástico, gerado pelo aumento populacional, e pela intensidade da industrialização, tem impactado diretamente a fauna dos ambientes costeiros e marinhos, incluindo espécies ameaçadas de extinção e espécies-bandeira, como tartarugas marinhas, pinguins e cetáceos, como a toninha (Pontoporia blainvillei), entre outras. A Educação Ambiental nas escolas se torna importante neste contexto. Tal método educacional possibilita às crianças correlacionarem o conhecimento adquirido com práticas cotidianas do ambiente familiar e comunitário, despertando o desenvolvimento intelectual, ético, social e construção do pensamento crítico, que propicia a compreensão e valorização do eu, do outro e da natureza. A oficina “Ensinando a Reduzir”, busca através de práticas de reflexão sobre os aspectos ambientais e o conhecimento da biodiversidade local, a conscientização e ações de transformação para melhorar a gestão dos resíduos sólidos e do plástico. Neste ano, o projeto teve mudanças metodológicas, alterando o enfoque de “reuso” para “redução” no uso de resíduos sólidos utilizados pelas crianças no dia-a-dia, como plástico (principalmente o canudo, frequente nos lanches das crianças, que inclusive teve seu uso restringido pela Lei Nº 1.971 no município de Imbé), papel, entre outros, visando o consumo sustentável. São utilizadas: rodas de conversa com diálogos e ilustrações de imagens, leitura e contação de histórias, jogos cooperativos, oficinas de reciclagem de papel e outros resíduos sólidos, vídeos educacionais e o desenvolvimento da arte como ação incentivadora da criação para analisar as diferentes percepções, interpretações, imaginação e sensibilidade das crianças. A criação de um livro didático está em andamento, com ilustrações e diversos jogos, abordando os impactos antrópicos na fauna do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, com intenção de distribuir as crianças locais após seu término. Escolas dos municípios de Osório e Imbé, serão visitadas semanalmente até dezembro de 2019, espera-se que após a realização das atividades seja observada uma redução no uso de resíduos sólidos por parte dos alunos e posteriormente o resultado da oficina será avaliado junto aos professores.

Palavras-chave


Educação Ambiental; resíduos sólidos; poluição; redução; pensamento crítico.