COLÓQUIO FRANCO-BRASILEIRO
O objetivo do Colóquio é discutir técnicas e tecnologias para o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva agroindustrial.
O colóquio franco-brasileiros que a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul promove no estado em parceria com Le Mans Université, França, ofertado pelo Programa de Pós Graduação em Ambiente e Sustentabilidade.
Seminário Brasileiro Sobre Pequenas Frutas
O Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas é um espaço aberto para promover a interação entre os produtores, as entidades de pesquisa, ensino, e extensão, a fim de possibilitar a elaboração de propostas viáveis para o desenvolvimento sustentável das culturas que englobam as pequenas frutas. Através das palestras, painéis, minicursos e apresentações de trabalhos científicos, espera-se contribuir para a consolidação da cadeia produtiva das pequenas frutas como alternativa viável de incremento na renda da agricultura familiar e do médio produtor rural. Os setores produtivos do morango, amora-preta, framboesa e mirtilo, dentre outros semelhantes, ainda buscam inovações tecnológicas relacionadas ao manejo das plantas, controle de doenças e pragas, processamento e aspectos relacionados à comercialização e criação de produtos processados. Nesse sentido, os resumos submetidos ao Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas deverão abarcar as principais dificuldades tecnológicas no que tange a produção (propagação e implantação), manejo das culturas e a pós-colheita (inserção no mercado/logística para consumo in natura e processados).
IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão
1º Seminário Internacional PPGED: Composições da Docência
Discute As relações contemporâneas entre Docência, artes e literatura no contexto da contemporanedade
I Seminário Nacional OUTRAS PARTITURAS: desafios do viver-junto em tempos de resistência
Manhã
8h - credenciamento
9hs - Abertura: Para que não sejamos estelionatários sonoros de nós mesmos.
Luciano Bedin da Costa (Faculdade de Educação e PPG Psicologia Social e Institucional da UFRGS)
Eduardo Guedes Pacheco (Curso de Música - Licenciatura UERGS, PPG em Educação/Mestrado Profissional da UERGS)
9h30 - Intervenção artística - Simone Raslan; Bruna Johann Nery
10hs - Intervalo
10h30 - Contraponto I
Outras partituras: corpo & resistência
Hélia Borges (Faculdade Angel Viana / RJ), Bruna Johann Nery (UERGS) & Janniny G. Kierniew (UFRGS)
INTERVALO
Tarde
14h30 - Câmara de ecos (sessões de apresentação de trabalhos)
17hs - Compartilhamento de ecos
Noite
18:30 - Henrique Pelin (Aleatoriedade Definida - piano)
19hs - Contraponto II:
Outras partituras: uma escuta do presente
Silvio Ferraz (PPG em Música da Eca-USP), Eduardo Pacheco (UERGS), Adriele Resende (licencianda em Música UERGS).
20:30 - Intervenção artística - (Prática de Conjunto Instrumental - Curso de Música Licenciatura UERGS)
Lançamento do livro Partituras do silêncio: poéticas do movente (Editora Sulina, 2017), com organização de Luciano Bedin da Costa e Eduardo Pacheco, e com autoria de todos os pesquisadores colaboradores no evento.
VII SIEPEX-Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERGS
O Salão de Iniciação Científica é um espaço aberto para a divulgação dos projetos de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica e Inovação desenvolvidos por estudantes de graduação, sendo todos os trabalhos avaliados por uma banca examinadora externa. O evento tem como objetivo valorizar e promover a participação de estudantes de graduação em atividades de pesquisa em um ambiente adequado ao intercâmbio de informações, visando auxiliar na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico junto à sociedade. Desde 2011 o Salão de IC está sendo realizado no âmbito do Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão
6º Seminário Institucional Pibid -Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs
O 6º Seminário Institucional Pibid -Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs, busca contribuir para a formação docente, por suas implicações diretas na área pedagógica e na pesquisa em Educação. O Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID - exerce importante papel na formação continuada de professores das escolas públicas e dos professores das instituições de ensino superior parceiras, abrindo-lhes amplas oportunidades de estudos, pesquisa e extensão. Este seminário permitirá ampliar o espaço de discussões acerca das práticas e experiências vivenciadas pelos envolvidos [com e] no programa; por isso, seu foco em “compartilhar”. Ressalta que tal possibilidade dará maior visibilidade ao trabalho que vem sendo articulado entre Universidades e Escolas da Educação Básica na condução dos processos de formação de professores. De um lado, a Universidade, com seus professores, alunos e pesquisadores, e, de outro, os professores de escolas públicas, em plena articulação com as escolas e as diversas experiências pedagógicas vivenciadas
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UERGS. “Ciência Alimentando o Brasil"
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que este ano terá como tema “Ciência alimentando o Brasil”. A proposta de evento visa: Contribuir para a formação científica e tecnológica dos estudantes de graduação, pós-graduação lato sensu e do Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade da UERGS e de outras instituições de ensino superior; Contribuir para a formação de recursos humanos na pesquisa e em áreas tecnológicas; Contribuir para o incentivo aos alunos para cursarem uma futura pós-graduação; Contribuir para a formação e inserção dos estudantes de graduação em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; Contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade de pesquisa e inovação das empresas no país; Contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade, visando o desenvolvimento sustentável
VI Salão Integrado Ensino, Pesquisa e Extensão, II Jornada de Pós-Graduação, I Seminário Estadual sobre Territorialidade
O Salão de Iniciação Científica é um espaço aberto para a divulgação dos projetos de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica e Inovação desenvolvidos por estudantes de graduação, sendo todos os trabalhos avaliados por uma banca examinadora. O evento tem como objetivo valorizar e promover a participação de estudantes de graduação em atividades de pesquisa em um ambiente adequado ao intercâmbio de informações, visando auxiliar na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico junto à sociedade. Desde 2011 o Salão de IC está sendo realizado no âmbito do Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepex).
5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente
O 5º Seminário Pibid/UERGS “Compartilhar: experiências, docência, pesquisa, arte e ambiente”, se justifica por entender que o evento contribuirá de forma inequívoca com a formação docente, por suas implicações diretas na área pedagógica e na pesquisa em Educação. O Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID é um programa que contribui para a formação inicial dos alunos das licenciaturas, exercendo importante papel na formação continuada de professores das escolas públicas e para os professores das instituições de ensino superior participantes, abrindo-lhes amplas oportunidades de estudos, pesquisa e extensão. Portanto, a promoção desse evento, permite uma maior divulgação de tais constatações, especialmente no reconhecimento do Pibid como política pública para a formação docente. Pensar a construção de identidades docentes é pensar em desconstruções de pensamentos de que só se aprende com os “grandes teóricos” ou que a formação docente é exclusividade da academia. É compreender que esta formação se dá na interação dos diversos conhecimentos que fundamentam a prática educativa e social, atravessados por encantos e desafios que emergem das posturas dos diferentes sujeitos que fazem parte deste contexto educacional. A proposta desse seminário, igualmente, permitirá ampliar o espaço de discussões acerca das práticas e experiências vivenciadas pelos envolvidos [com e] no programa, por isso seu foco em “compartilhar”. Ressaltando que tal possibilidade dará maior visibilidade ao trabalho que vem sendo articulado entre Universidades e Escolas da Educação Básica na condução dos processos de formação de professores. De um lado a Universidade com seus professores, alunos e pesquisadores, e de outro, os professores de escolas públicas, em plena articulação com as escolas e as diversas experiências pedagógicas vivenciadas.