Políticas da Conferência

Processo de Avaliação pelos Pares

A seleção dos resumos será realizada com base em avaliação dos resumos, procedida por revisores internos e/ou externos designados por área de conhecimento: a) Ciências Humanas; b) Ciências Exatas e das Engenharias; c) Ciências da Vida e Meio Ambiente; d) Interdisciplinar. Esta regra se aplicará distintamente para cada categoria (graduação e pós-graduação)

Docentes e pós-graduandos com interesse em avaliar os resumos deverão se inscrever conforme cronograma, indicando a área de conhecimento;

O número de avaliadores para cada área de conhecimento e categoria (graduação e pós-graduação) será proporcional ao número de resumos inscritos em cada uma das áreas e categorias sendo selecionado pela ordem de inscrição.

Os resumos serão avaliados em conformidade com critérios de  conteúdo e de forma pré-estabelecidos, inclusive considerando a estrutura  sintática e a correção do texto.

Os revisores irão classificar os resumos como Fortemente recomendado, Recomendado, Resumo limítrofe, Rejeitado, Fortemente rejeitado. Os mesmos irão atribuir graus na escala de 0,00 a 10,00 a cada resumo avaliado. O resultado final corresponderá à média aritmética dos graus atribuídos, considerando até a segunda casa decimal.

As avaliações serão utilizadas para fins de classificação/aceite de trabalhos e para a definição da modalidade de apresentação: comunicação oral ou pôster.

Resumos que obtiverem nota média inferior a cinco não serão aceitos.

Os resumos  selecionados para as apresentações, será proporcional ao número de resumos aprovados por área de conhecimento. A classificação dos trabalhos a serem apresentados se dará conforme exemplo do Anexo II.

Após a classificação dos trabalhos, a comissão científica definirá a quantidade de trabalhos indicados para comunicação oral e para modalidade pôster, considerando a infraestrutura disponível.

 

Programação

I Seminário Nacional OUTRAS PARTITURAS: desafios de uma docência artística na formação de professores

Data: 8 de dezembro de 2017

Local: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, campus Montenegro - RS.

 

Manhã

8h - credenciamento

9hs - Abertura: desafios de uma docência artística diante da reforma do ensino básico

Luciano Bedin da Costa (Faculdade de Educação e PPG Psicologia Social e Institucional da UFRGS)

Eduardo Guedes Pacheco (Curso de Música - Licenciatura UERGS, PPG em Educação/Mestrado Profissional da UERGS)

9h30 - Intervenção artística (licenciandos da UERGS)

10hs - Intervalo

10h30 - Contraponto I

Outras partituras: corpo & resistência

Hélia Borges (Faculdade Angel Viana / RJ), Luciano Bedin da Costa (UFRGS), uma aluna UERGS e uma professora da rede pública (Montenegro)


INTERVALO


Tarde

14h30 - Câmara de ecos  (sessões de apresentação de trabalhos)

17hs - Compartilhamento de ecos


Noite


18:30 - Henrique Pelin (Aleatoriedade Definida -  piano)

19hs - Contraponto II:

Outras partituras: uma escuta do presente

Silvio Ferraz (PPG em Música da Eca-USP), Eduardo Pacheco (UERGS), Adriele Resende (licencianda em Música UERGS) e uma professora da escola pública.


20:30 Lançamento do livro Partituras do silêncio: poéticas do movente (Editora Sulina, 2017), com organização de Luciano Bedin da Costa e Eduardo Pacheco, e com autoria de todos os pesquisadores colaboradores no evento.






Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .