Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAS
Claudia Souza de OLIVEIRA, Juliana Rodrigues MARTINS, Edilma Machado de LIMA, Rochele da Silva SANTAIANA

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 01
Data: 2016-09-02 04:50 PM – 05:10 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


Este resumo tem por objetivo relatar as experiências desenvolvidas, enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em que trabalhamos o projeto de intervenção realizado na Escola Municipal de Ensino Básico Luíza de Freitas Valle Aranha no município de Alegrete-RS, com a temática sobre meio ambiente. A escolha do tema se deu a partir da necessidade de trabalhar temas relacionados ao Meio Ambiente nas salas de aula por professores e comunidade escolar, considerando a educação como o meio de disseminação mais importante desta temática. Nessa perspectiva trabalhamos no sentido de alertar os jovens e as crianças da importância da preservação do planeta, compreendendo a relevância de se trabalhar este tema nos primeiros anos do ensino fundamental. Iniciamos o trabalho com observações para conhecimento da turma e intervenções em sala de aula do 3º ano. Foram utilizadas atividades diferenciadas a partir de exposições de objetos sobre o tema, construção de cartazes, sessão de filmes, exibição de vídeos, músicas, construção de brinquedos e confecção de jogos com sucata e material reciclado, contação de histórias, a criação das caixas de coleta seletiva de lixo, poemas e letra de música que despertaram o interesse para a leitura e a escrita que ainda estão em processo de construção. Como atividade para finalização da intervenção trabalhamos o livro “Menina Bonita do Laço de Fita” de Ana Maria Machado, em que mostramos as diferenças existentes na nossa sala de aula, na escola, na família e despertando em cada criança a importância da valorização e respeito as diferenças. Ao final do projeto podemos concluir que o trabalho desenvolvido junto aos alunos ajudou a estimular as futuras gerações sobre a importância da preservação do meio ambiente. A experiência como bolsistas fez com que superássemos muitos desafios em sala de aula, dentre eles a insegurança, o medo de estarmos dentro da escola e sermos mediadoras de novos saberes e conhecimentos. Esses desafios nos fizeram aprender e viver um pouco a realidade da escola e da sala de aula. Além da aprendizagem adquirida, nos sentimos valorizadas, capacitadas e preparadas para enfrentar novos desafios que certamente virão pela frente.


Palavras-chave


Iniciação à Docência; PIBID; Intervenção; Interdisciplinaridade.