Certificados
Certificados - Comissão Organizadora | |
Comissão Organizadora |
Certificados - Comissão Científica | |
Comissão Organizadora |
Certificados - Comissão de Comunicação | |
Comissão Organizadora |
Certificados - Apresentadores | |
Comissão Organizadora |
Certificados - Comissão de Apoio | |
Comissão Organizadora |
Certificados - Comissão de Secretaria | |
Comissão Organizadora |
Submissões gerais
O EXERCÍCIO DA DIFERENÇA A PARTIR DO PIBID | |
Rodrigo Amarante, Jucélia Rodrigues Ferreira, Tatiana Luiza Rech |
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAS | |
Claudia Souza de OLIVEIRA, Juliana Rodrigues MARTINS, Edilma Machado de LIMA, Rochele da Silva SANTAIANA |
MATERIAIS ALTERNATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCANDO E APRENDENDO ATRAVÉS DO LÚDICO NO BERÇÁRIO II | |
Jayne Pumpemacher SAVEDRA, Sandy Mary Azevedo BONATTI, Catiana Cafforelli ESPINDULA, Dolores SCHUSSLER |
LETRAMENTO E ANIMAÇÃO CULTURAL COM OBRAS DE LITERATURA DE ÉRICO VERÍSSIMO | |
Fabiana Rosa DAL FORNO, Tatiele Portela de OLIVEIRA, Armgard Hepp LUTZ |
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS: EXPERIÊNCIAS NAS PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA | |
Hosana Teresinha Fagundes FONTANA, Jaqueline Rodrigues FABRES, Edilma Machado de LIMA, Rochele da Silva SANTAIANA |
PIBID EM PRÁTICA: VIVENCIANDO UMA EXPERIÊNCIA | |
Cris Barcelos GONÇALVES, Edilma Machado de LIMA, Rochele da Silva SANTAIANA |
PIBID: UM ENFOQUE NA TRANSVERSALIDADE | |
Cibele Rodrigues RODRIGUES, Jaqueline Lidorio de MATTIA |
HISTÓRIA, MEMÓRIAS E IDENTIDADES: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMO POSSIBILITADORES DO DIÁLOGO NO PIBID | |
Marcia Cristina Moreira da ROSA, Andressa TONELLO, Daniéli BROCKER, Gisele Gabriele Chereida PINTO, Maria Angélica da SILVA, Suiane FAISTAUER, Rozi Terezinha Moreira da Rosa REIS |
EXPERIÊNCIA EDUCATIVA COM SABOR E DIVERSÃO: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS REALIZADAS PELO PIBID EM ALEGRETE. | |
Luciane Gripa BACELAR, Rochele Da Silva SANTAIANA, Edilma Machado de LIMA |
LITERATURA E ARTES: OPORTUNIZANDO CONTEXTOS PARA APRECIAÇÃO DESTAS PRÁTICAS | |
Victória Negreiros de QUEIRÓZ, Dolores SCHUSSLER |
PIBID INTEGRADO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS ALEGRETENSES | |
Iria Elizete OLIVEIRA, Edilma Machado de LIMA, Rochele da Silva SANTAIANA |
EU SOU SUPER: INVESTIGANDO A CRIAÇÃO DE FIGURAS TEATRAIS | |
Carla Viviane Cardoso POZO, Carla SATICQ, Carlos Roberto MÖDINGER, Marli Susana Carrard SITTA |
ENTRANDO NO MUNDO MÁGICO DA RECREAÇÃO E DAS ARTES | |
Angélica Silva de SOUZA, Cássia Caroline BORDONE, Lidiane Pereira BERTOLO, Denise Nunes de Campos do NASCIMENTO, Percila Silveira de ALMEIDA |
CINEMA NA ESCOLA: CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM | |
Ivete Kunzler SILVEIRA, Fernanda Lopes MELO, Rosemeri Silva da VEIGA, Percila Silveira de ALMEIDA |
O BULLYING COMO FATOR DE INTERFERÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA (PARTE 02) | |
Elidiane Fogliatto MOREIRA, Silvane Inês PIECZKOWSWSKI, Juliana de Oliveira PEREIRA, Valdereza de Fátima Dornelles MALZONI, Maria da Graça Prediger da PIEVE |
VIVÊNCIA EFÊMERAS E GENUÍNAS | |
Luana Camila MARASCA, William Fossati RODRIGUEZ, Marli Susana Carrard SITTA, Carlos Roberto MÖDINGER |
O MOVIMENTO CORPORAL E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO | |
Thainara Lobo dos Santos, José Ailton Ourique, Percila Silveira de Almeida |
ESPAÇO ESCOLAR: UM ESPAÇO DE DIVERSAS LINGUAGENS | |
Elaine Corrêa TEIXEIRA, Fernanda SCHINAIDER, Rozi Terezinha Moreira da Rosa REIS, Aline Reis Calvo HERNANEDEZ, Sita Mara Lopes SANT’ANNA |
A MATEMÁTICA E OS JOGOS: UMA COMBINAÇÃO QUE DÁ CERTO | |
Debora Cristina Brocker RAUPP, Bruna Reis REIS, Cassiele Pereira MARQUES, Priscila Miréle de Souza LIMA, Vanessa Ramos REIS, Régia CARNIEL, Aline Reis calvo HERNANDEZ |
PROJETO MEU MUNDO SUSTENTÁVEL: UM DIÁLOGO SOBRE MEIO AMBIENTE, RESPEITO MÚTUO E MODOS DE VIDA | |
Neiva Elisa Moreira GUTERRES, Leticia da Silva ANTUNES, Jaqueline Lidório de MATTIA, Viviane CAMOZZATO |
O PIBID ENQUANTO ESPAÇO PROVOCATIVO E REFLEXIVO DE CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES: ARTE E MEIO AMBIENTE | |
Jociele Terezinha CORAZZA, Rosinei BRITO, Tatiana Luiza RECH |
A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - TURNO INTEGRAL | |
Daiana Velaski MORAES, Deise BORKS, Valdirene Barcelos dos SANTOS, Rosemari Silva da VEIGA, Percila Silveira de ALMEIDA |
PIBID: UM PERCURSO DE INICIAÇÃO À DOCENCIA | |
Wilher WELTER, Jucimara Raupp da Rosa CHAVES, Dolores SCHUSSLER |
A CRIANÇA: DESCOBRINDO, INTERPRETANDO E AGINDO SOBRE O MUNDO | |
Claudia Aparecida Matos BASTOS, Charlize Rodrigues FAGUNDES, Emily Vasconcelos de LIMA, Rosane Terezinha Pires de ALMEIDA, Elisabete de Fatima Silveira da ROSA, Rita Cristine Basso Soares SEVERO |
MEIO AMBIENTE: PRESERVAR TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA | |
Deise Monteiro RODRIGUES, Sara Regina SOARES, Edilma LIMA, Rochele SANTAIANA |
O PROCESSO DE INSERÇÃO PARA INICIAÇÃO À DOCENCIA NO PROGRAMA PIBID | |
Celair Amigoni GONÇALVES, Mariana Souza LUPATO, Rita Fabiana de Oliveira COSTA, Dolores SCHUSSLER |
RÁDIO ESCOLAR | |
Nutielle Reis ALMEIDA, Cristina Rolim WOLFFENBÜTTEL |
AGORA, SOMOS PIBIDIANAS! AS PRIMEIRAS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID À NOSSA FORMAÇÃO ACADÊMICA | |
Juliana de Oliveira PEREIRA, Silvane Inês PIECZKWOSKI, Tatiana Luiza RECH |
Reconhecimento e Conscientização da Fauna e da Flora na Educação Infantil | |
Caroline Pereira MILAN, Keity Ariane Pacheco VIEIRA, Catiana Gafforelli ESPÍNDULA, Dolores SCHUSSLER |
PROJETO CIRCULANDO: LETRAMENTO, ARTE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PIBID | |
Fabiane Rodrigues, Gabriela Angra, Priscila Damasceno, Zaira Alves, Rubia Jandrey, Aline Hernandez, Sita Mara Sant’Anna |
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA ESCOLA BOA ESPERANÇA (SÃO LUIZ GONZAGA) | |
Tanise Silva da SILVA, Eni Maria Silva da SILVA, Roseli Teixeira SANDRI, Marisa SCHERF, Silvia Regina Oliveira dos SANTOS, Rita Cristine Basso Soares SEVERO, Percila Silveira de ALMEIDA |
LETRAMENTO E NUMERAMENTO NO CONTEXTO DA LUDICIDADE COMO FATOR DE PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM | |
Chaiane Prado SANTOS, Marielen Priscila da Cunha FIORAVANTE, Edilma Lima MACHADO, Rochele da Silva SANTAIANA |
A SALA DE AULA ENQUANTO CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA ARTISTA E DOS SABERES TEATRAIS | |
Fernanda da Silva SOBIERAJSKI, Raquel Lemos PERES, Marli Susana Carrard SITTA, Carlos Roberto MODINGER |
Imagens e palavras na escola: problematizando as potências do aprender | |
Francine dos Santos RODRIGUES, Leila da Silva AQUINO, Viviane Castro CAMOZZATO |
DITADURAS CIVIS-MILITARES DO CONE SUL DA AMÉRICA LATINA: A MEMÓRIA HISTÓRICA NAS AULAS DE ELE - PIBID ESPANHOL UFRGS | |
Irene Plentz, Leonardo Rava, Débora Santos, Monica Nariño |
A IMPORTÂNCIA DA VISIBILIDADE DAS AÇÕES NA AFIRMAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) | |
Susana Tebaldi TOLEDO, Igor Moraes SIMÕES |
CIRCUITO E ASSOCIAÇÕES DA ARTE: JOGOS APLICADOS NA ESCOLA | |
Jozieli Camargo Noquete WEBER, Iury de Mello ARAUJO, Igor SIMÕES |
AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE MÚSICO-DOCENTE ATRAVÉS DO PIBID - MÚSICA DA UERGS | |
Bruno Feliz da Costa ALMEIDA, Cristina Rolim WOLFFENBÜTTEL |
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PEDAGÓGICOS COMO ESTRATÉGIA PARA APRENDIZAGEM | |
barbosa fernando pereira, Edilma Machado de Lima, Rochele da Silva Santaiana |
VIVÊNCIAS NO PIBID: A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E DAS ARTES EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Mariana Pereira CARVALHO, Edilma Machado de LIMA, Rochele da Silva SANTAIANA |
Relações entre a formação docente e o Pibid | |
Jéssica da Rosa Pinheiro, Igor Moraes Simões |
Pibid como encontro do fazer docente | |
Wesley Alves dos SANTOS, Bruna Johann NERY, Mar Carrard SITTA, Carlos MÖDINGER |
A LUDICIDADE COMO METODOLOGIA NO ENSINO DA DANÇA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Maiara Fernandes de LIMA, Grace Boeira VIEGAS, Sílvia da Silvia LOPES |
A LUDICIDADE AUXILIANDO NO RESGATE DE VALORES NO COTIDIANO ESCOLAR | |
Elisa Jaques dos SANTOS, Giselma Bastos de MOURA, Iane Matos de OLIVEIRA, Rita BASSO |
PROJETO A ARTE NAS CORES E FORMAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS | |
Elisabete de Fátima Silveira da ROSA, Tanise Almeida Leal de MELO, Rita Cristine Basso Soares SEVERO |
O Jogo de Me Ver é Te Ver Jogando: da presença paralela ao olhar de intervenção. | |
Bruno Flores PRANDINI, Thais PEGORARO, Marli Susana Carrad SITTA, Carlos Roberto MÖDINGER |
AS VIVÊNCIAS DA DIVERSIDADE DE VALORES EM SALAS DE AULA DA ATUALIDADE | |
Lillian da Rosa Vargas CLAUSSEN, Lariane dos SANTOS, Edilma Machado de LIMA, Rochele da Silva SANTAIANA |
A CIDADE DE BAGÉ SOB O OLHAR DA CRIANÇA | |
Aline BATISTA, Thais de Oliveira da Camejo da SILVA, Sonia GELOS, Viviane Castro CAMOZZATO |
OFICINA DE VIOLÃO NA EMEF CINCO DE MAIO: UMA ATIVIDADE DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID | |
Leonardo Ferreira de Mattos, Thales Herrmann Sant'Anna, Cristina Rolim WOLFFENBÜTTEL |
TEATRAR E BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Rodrigo Santos Reis, Larissa de Souza Deon, Ewertom Rodrigues Mendes Netto, Carlos Roberto Mödinger, Marli Susana Carrard Sitta |
HISTÓRIAS DANÇANTES | |
Carolline Rocha ALVES, Sílvia da Silva LOPES |
MODOS DE SER DOCENTE ARTISTA UMA INVENÇÃO CONTÍNUA DE SI MESMO EM MÚLTIPLAS RELAÇÕES | |
Rafaela Deise GIACOMELLI, Carlos MÖNDIGER, Marli Susana Carrad SITTA |
NO SOY TU CHISTE - PIBID UFRGS ESPANHOL | |
Nathalia Dornelles GUAZINA, Kimberling SCHAUN |
CONSTRUINDO VALORES: BRINCANDO, INVENTANDO E RECRIANDO | |
Tanise Silva da SILVA, Eni Maria Silva da SILVA, Roseli Teixeira SANDRI, Silvia Regina dos SANTOS, Marisa SCHERF, Rita Cristine Basso Soares SEVERO, Percila Silveira de ALMEIDA |
SENTIMENTO DE PERTENÇA: O QUE CARACTERIZA O SENTIMENTO DE PERTENÇA DE UMA COMUNIDADE? | |
William POLLNOW |
NOSSAS EXPERIÊNCIAS COMO PIBIDIANAS | |
Laura Benevides ROLAND, Helena SILVA, Rochele SANTAIANA, Edilma Machado de LIMA |
EU, A ESCOLA E O MUNDO: PROCESSOS DE IDENTIDADES | |
Lucas Severo ABAD, Graziela da Rosa BRAGA, Fátima Regina MOSQUEIRA, Viviane Castro CAMOZZATO |
OFICINA TEATRO E CAPOEIRA | |
Sara Pereira de CAMPOS |
P-ARTE: A ARTE DAS PALAVRAS | |
Jocteel Jonatas de SALLES, Pâmela de Oliveira MAGALHÃES, Windy Lopes BRANCO, Marli Susana Carrard SITTA, Carlos Roberto MÖDINGER |
EDUCAÇÃO MUSICAL: RELAÇÕES ENTRE O APRENDIZADO DE PIANO E A HISTÓRIA DE UM TRANSATLÂNTICO | |
Giácomo de Carli da SILVA, Cristina Rolim WOLFFENBÜTTEL |
O MOVIMENTO CORPORAL E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO | |
Ailton Gomes OURIQUE |
CANTINHOS PEDAGÓGICOS | |
Josiane da Silva LIMA, Adriana da Costa CASTILHOS |
IMAGENS DA INFÂNCIA: A CONSTRUÇÃO DO SABER ATRAVÉS DAS BRINCADEIRAS | |
Fernanda VIEGAS, Raquel VIEIRA, Jaqueline Lidório de MATTIA |
A PROFISSÃO DOCENTE - PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR | |
Gabriella Machado Guimarães FIRMINO, Sita Mara Lopes SANT'ANNA, Ana Maria Bueno ACCORSI |
OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA NOS DIZERES DOS PROFESSORES DA EJA | |
Tayna Silva VELHO, Sita Mara Lopes SANT'ANNA |
DOCÊNCIA MEDIADA POR TECNOLOGIAS: INVESTIGAÇÃO DOS RECURSOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO FRANCISCO DE PAULA/RS | |
Luiz Antonio Borges da SILVA, Susana Ribeiro LUCA, Adriana Helena LAU |
PROJETO PIBID DE SUSTENTABILIDADE SOCIAL: DESENVOLVENDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS COM ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS, ALEGRETE/RS | |
Alexandra Carvalho MONTANHA |
PEDAGOGIA RELACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR: UM MODELO A SER SEGUIDO | |
Wagner dos Anjos MENDONÇA |
PIBID: INTERVENÇÃO EM ARTE NA EMEF DE OSÓRIO | |
Mario Augusto DUTRA, Milena Flores MACHADO, Jucimara Raupp da Rosa CHAVES, Dolores SCHUSSLER |
O PIBID E A CONSTITUIÇÃO DE UMA IDENTIDADE DOCENTE EM FORMAÇÃO | |
Laila Gabrielle Naymaer Gonçalves |
A MÚSICA E AS RELAÇÕES | |
Taís ALDERETTE, Cristina Rolim WOLFFENBÜTTEL |
Artistas que pesquisam artistas | |
Lidiane Dias de QUADROS, Adriana da Costa CASTILHOS |
CRIA(NÇA) DANÇA | |
Israel SULIVAN |
Iniciação à Docência: Interdisciplinaridade, escola e suas possibilidades | |
Fernanda Fernandes Freitas Almeida MAIA, Igor Moraes SIMÕES |
(RE)DESENHANDO AS FORMAS DE APRECIAR, CONTEXTUALIZAR E CRIAR ARTE | |
Marina da Rocha SOBROSA, Erasmo Carlos BREITEMBACH, Sílvia da Silva LOPES |
PIBID E PEDAGOGIA: AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS | |
Ivana CEOLIN, Rochele SANTAIANA, Edilma Machado de LIMA |
ALEGRETE "NOSSO CANTEIRO DE FLORES" | |
Paula Etyele Barros SOUSA, Franciélli Souza da ROSA |
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PEDAGÓGICOS COMO ESTRATÉGIA PARA APRENDIZAGEM | |
Luis Fernando Barbosa PEREIRA, Edilma Machado de LIMA, Rochele da Silva SANTAIANA |
PROMOVENDO O DIÁLOGO INTERCULTURAL NO CONTEXTO ESCOLAR | |
Márcia Solange Volkmer |
À Sombra no âmbito escolar: formas de criação pedagógica por meio do Teatro de Sombras | |
Mani dos Santos |
Perfil do leitor-professor e do leitor-aluno da educação básica das redes estadual e municipal da região metropolitana de Porto Alegre | |
Matheus Rodrigues dos SANTOS, Ana Maria Bueno ACCORSI |
CIRANDA E ALFABETIZAÇÃO: A CULTURA POPULAR E A DANÇA NA ESCOLA | |
Letícia SCHNEIDER, Juliana SILVEIRA, Kátia SALIB |
ALFABETIZAÇÃO: UMA VIAGEM MÁGICA NA LITERATURA INFANTIL | |
Tamires Dorneles da SILVA, Pamela Franciele Machado Ferreira VERBER, Fatima Regina Fernandez MOSQUERA, Jaqueline Lidorio de MATTIA |
EXPERIMENTAÇÃO, AÇÃO E PARTILHA DO DESENHO EM SALA DE AULA | |
Mayra Corrêa Marques, Susana Tebaldi Toledo, Jéssica da Rosa Pinheiro, Igor Moraes Simões |
METODOLOGIA SEM PRÁTICA | |
Ariberto Farias BAUERMANN-FILHO, Igor Moraes SIMÕES |
OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO NA EMEF CINCO DE MAIO: EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO SUBPROJETO MÚSICA/PIBID | |
Bruna Von MÜHLEN, Ana Liza VIER, Cristina Rolim WOLFFENBUTTEL |
BRINCANDO SE CONQUISTA VALORES | |
Elienara Domingues ALVES, Janaine Strieder PARABONI, Márcia Elena Ortiz MOREIRA, Antonia Elizete da VEIGA, Iane Matos de OLIVEIRA, Rita Cristine Basso Soares SEVERO |
OFICINA DE VIOLÃO NA EMEF CINCO DE MAIO: UMA ATIVIDADE DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID | |
Leonardo Ferreira de Mattos, Thales Herrmann Sant'Anna, Cristina Rolim Wolffenbüttel |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .